A globalização põe luz na incompetência
É muito incômodo. O que nós produzimos que colocamos nos mercados globais? Tambaqui? Abacaxi do Novo Remanso?
Raiz do atraso: a armadilha dos incentivos eternos
Empreender no Amazonas é quase uma provocação aos governos, que buscam diversas formas para fazer o empresário mudar de ideia
O encanto das perguntas e o desenvolvimento do Amazonas
Não há um reconhecimento da importância econômica da ZFM pelos gestores públicos do Amazonas
Brasil, um país sem presente
Para o Brasil, segundo estimativas do Confea, há um déficit de 20 mil engenheiros, quando 40 mil são formados em cada ano
2019: um novo Contrato Social para o Amazonas
Hoje sequer conseguimos enfrentar questões simples, já endereçadas mundo afora faz dezenas de anos, como rodovias, portos e aeroportos
2018: um ano de transições e o fim de um ciclo
Há uma clara transição de estilos no governo federal e no governo estadual, saindo da esquerda para uma direita desconhecida
Infraestrutura do Amazonas: superando o desafio
A construção do futuro próspero da região depende primariamente da infraestrutura, antes de qualquer outra questão
O papel secundário das Dutovias e as ferrovias no Amazonas
O construtor da infraestrutura é seu operador. Não se constroem estes modos de transporte para outros usarem
Modal aéreo uma necessidade para o Amazonas
As distâncias dentro do Amazonas são enormes e as oportunidades tão grandes quanto o afastamento entre a capital e o interior
Por que o modal aquaviário ainda é prioridade no Amazonas?
Há alguns pontos negativos que fazem com que as hidrovias não sejam o modal preferencial
Por que o modal rodoviário é o prioritário para o Amazonas?
O modal rodoviário possui uma malha extensa no país e isso é um ponto forte do Brasil
Infraestrutura do Amazonas: uma enorme oportunidade
Dois outros fatores são relevantes para o cenário da região: tamanho e a taxa de crescimento populacional
A perseguição do desenvolvimento
Queremos passar para outro a solução de nossos problemas. Da moradia a comida. Isso precisa acabar
Trânsito de Manaus: uma gestão silenciosa
Como disse Jaime Lerner, uma cidade é uma obra eternamente inacabada
A tecnologia do atraso
Na região de Manaus, segundo dados do CNPq (2016), há entre 8 e 16 doutores a cada 100 mil habitantes