O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Solidariedade aciona STF para barrar regra que favorece Adjuto Afonso

8 de julho de 2026 Política
Compartilhar
Em nota, deputado Adjuto Afonso diz que agiu corretamente em ação de fiscalização em Lábrea (Foto: Divulgação)
Deputado Adjuto Afonso é o presidente da Aleam após mudança no regimento (Foto: Divulgação)

Do ATUAL

MANAUS — O partido Solidariedade ingressou no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para suspender a Resolução Legislativa nº 1.159/2026 da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), que alterou o Regimento Interno da Casa e abriu caminho para que o deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) permaneça definitivamente na presidência do Legislativo estadual.

Na ação, protocolada na segunda-feira (6), a legenda pede a concessão de medida cautelar para suspender imediatamente os efeitos da norma e determinar a realização de uma nova eleição para o comando da Assembleia.

Segundo o Solidariedade, a mudança regimental foi aprovada para beneficiar diretamente Adjuto Afonso, que assumiu interinamente a presidência da Aleam após Roberto Cidade (União Brasil) deixar o cargo para assumir o Governo do Amazonas.

“O caso envolve uma violação explícita ao direito do devido processo legislativo por meio da prática de contrabando legislativo”, sustenta o partido, ao afirmar que a alteração foi inserida em um projeto que originalmente tratava apenas das competências da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a petição, a proposta original recebeu, durante a tramitação, uma emenda que alterou o artigo 20 do Regimento Interno para estabelecer que a sucessão do presidente pelo vice se aplica também aos casos de vacância definitiva do cargo.

Para o Solidariedade, a mudança não guarda relação com o objeto inicial do projeto e configura “contrabando legislativo”, tese já reconhecida pelo STF em julgamentos anteriores.

A legenda também afirma que a alteração foi aprovada sem debate. Segundo a ação, a emenda foi apresentada no mesmo dia da votação, não foi submetida à discussão das comissões após a modificação e a deliberação em plenário “durou um total de dez segundos”.

Na petição, o partido classifica a mudança como uma “manobra regimental”. “Com essa manobra, orquestrada por Adjuto Afonso e seus aliados, aquele adquiriu justificativa legal para ocupação em definitivo da Presidência da Aleam, posição para a qual jamais foi eleito por seus pares.”

O Solidariedade sustenta ainda que a Presidência da Assembleia deve ser ocupada por meio de eleição dos deputados estaduais, e não por sucessão automática.

Segundo a ação, a resolução “trata como situação definitiva aquilo que, segundo os parâmetros constitucionais e regimentais, exige recomposição pelo voto”, transformando uma ocupação provisória em mandato permanente “sem convocação de eleição pelo Plenário”.

O partido afirma que a norma foi editada para resolver um caso concreto já existente e favorecer um destinatário específico.

“O que deveria ser regra geral e impessoal transforma-se, no caso concreto, em solução sob medida para um problema já instalado, com destinatário certo e resultado previamente conhecido”, diz trecho da ação.

Ainda segundo a legenda, a alteração viola os princípios republicano e democrático, além da impessoalidade e da moralidade administrativa previstas na Constituição.

No pedido de liminar, o Solidariedade requer que o STF suspenda imediatamente a eficácia da Resolução Legislativa nº 1.159/2026 e determine a aplicação do artigo 199 do Regimento Interno da Aleam para suprir a omissão normativa e realizar nova eleição para o cargo de presidente da Casa.

Ao final da ação, o partido pede que o Supremo declare a inconstitucionalidade da resolução por vícios formais e materiais, impedindo a efetivação automática de Adjuto Afonso na presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Notícias relacionadas

Omar Aziz defende manejo de jacarés para evitar a escassez de peixes

Infraestrutura na Amazônia precisa tirar cidades e pessoas do isolamento

Thaisa Cidade faz campanha em comunidades ribeirinhas de Manaus

Eduardo Braga intensifica agenda de campanha no interior do Amazonas

Juíza nega liminar a Omar Aziz contra publicações sobre operação em Coari

Assuntos ADI, Adjuto Afonso, Aleam, Assembleia Legislativa, manchete, Solidariedade, STF
Felipe Campinas 8 de julho de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Rodovia BR-319: comunidades às margens da estrada não possuem título definitivos das terras (Foto: Luiz Felipe Santos/DPAM)
Dia a Dia

Infraestrutura na Amazônia precisa tirar cidades e pessoas do isolamento

20 de setembro de 2026
Dragagem no Rio Madeira possibilita passagem de balsa com material para recuperar trecho da BR-230 (Foto: Dnit/Divulgação)
Dia a Dia

Dragagem é ação inadequada da falta de política hidroviária na Amazônia

19 de setembro de 2026
Política

STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro por coação

18 de setembro de 2026
Âmbar Energia assumiu definitivamente o controle da Amazonas Energia (Foto: Âmbar/Divulgação)
Economia

Âmbar pede para quitar dívida com redução da tarifa ao consumidor

18 de setembro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?