MANAUS – As pesquisas eleitorais no Amazonas no período pré-eleitoral e mesmo durante o processo eleitoral, quando as candidaturas estão postas, revelam menos a vontade do eleitor e mais o desejo de grupos políticos que estão por trás dos “institutos” de pesquisa.
Essas pesquisas só revelam a vontade do eleitor às vésperas da eleição para tentar criar uma aura de credibilidade a quem faz o levantamento, que depois faz a propaganda: “Nós acertamos o resultado!”.
No período pré-eleitoral, a estratégia dos “institutos” é influenciar o eleitor e desestabilizar nomes que porventura estejam em crescimento, ou para minar a possibilidade de eleição ou para enfraquecer apoios.
O resultado, quando a pesquisa é divulgada, revela mais a vontade de quem pagou do que a do eleitor.
É o que estamos vendo, agora, nas pesquisas que estão sendo realizadas para a Prefeitura de Manaus.
De fato, as pesquisas que revelam a vontade do eleitorado, mesmo quando feitas com seriedade, são aquelas realizadas depois da definição de candidaturas e no período em que a propaganda eleitoral está autorizada.