Do ATUAL
MANAUS — O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), disse nesta quarta-feira (28) que o governo contratará 85 brigadistas para combate a queimadas queimadas em cinco municípios do estado a partir do dia 2 de setembro.
Atualmente, 600 agentes trabalham na contenção do fogo no interior do estado. Os novos brigadistas vão atuar nos municípios de Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre. Wilson também assinou decretos de Situação de Emergência e de Emergência em Saúde Pública em todo o estado.
“É uma contratação que está sendo adiantada. Esse grupo contratado já faz parte da região e já foi treinado pelas nossas equipes do Corpo de Bombeiros. São brigadistas que conhecem a realidade daquela área”, disse o governador.
O custo com os novos brigadistas será de R$ 1 milhão. O investimento será reembolsado pelo Programa Floresta em Pé, do Banco Alemão KFW, coordenado pela FAS (Fundação Amazônia Sustentável).
Os brigadistas receberão uma bolsa auxílio durante 10 meses. O governo pretende contratar mais 68 agentes em outubro para combate ao fogo nos municípios de Canutama, Maués, Manicoré e Tapauá, totalizando 153 brigadistas.
Decretos
O governador Wilson Lima também decretou Situação de Emergência nos 62 municípios do Estado, com a assinatura de um novo decreto que alcançou 42 cidades. Em julho, a emergência foi decretada em 20 municípios das calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões.
Também foi assinado decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública no Amazonas, considerando o risco sanitário causado pela baixa das águas dos rios e a dificuldade de acesso aos serviços de saúde nas localidades mais afetadas.