O publicitário Durango Duarte cumpriu a promessa feita na quinta-feira e nesta sexta-feira, apagou todas as contas que mantinha nas redes sociais, as mais destacadas a do Facebook e do YouTube, onde ele mantinha o Durango Duarte Channel (DDC). No entanto, vai manter as pesquisas eleitorais, inclusive para o segundo turno. Ele registrou três pesquisas que serão realizadas pela Perspectiva Tecnologia da Informação. O questionário da pesquisa vai indagar ao eleitor em quem ele votou no primeiro turno e em quem votará no segundo turno, entre as opções Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (Pros). Como na última pesquisa do primeiro turno, nesta, o entrevistador também vai perguntar aos indecisos “em quem você votaria se estivesse diante da urna. A pergunta foi assim formulada: “Compreendo a sua indecisão, mas imagine que neste momento o(a) senhor(a) está diante da urna eletrônica. Em quem o(a) senhor(a) votaria Jose Melo ou Eduardo Braga? A primeira pesquisa já esta sendo realizada (de 8 1 12 de outubro) e deve ser divulgada no dia 12. A segunda, será realizada de 15 a 19 deste mês e a terceira, de 21 a 24. A data de divulgação é sempre a data de termino da pesquisa. Em todas as pesquisas, a Perspectiva vai ouvir mil eleitores. Durango mantém a empresa de pesquisa no mercado, mas com a credibilidade arranhadíssima depois do primeiro turno das eleições.
Outras pesquisas
Quem também registrou três pesquisas foi a DMP-Design Marketing e Propaganda Ltad., da Rede Tiradentes de Comunicação. A primeira pesquisa já está na rua e também deve ser divulgada no dia 12. A segunda será realizada de 10 a 16 de outubro e a terceira, de 17 a 23. Em todas a empresa promete ouvir 2 mil eleitores. O Instituto Arthur Oliveira Oliveira – ME também registrou pesquisa que será realizada de 9 a 14 deste mês para ouvir mil eleitores no Amazonas.
Veto a jornalistas
A direção do jornal Folha de S. Paulo decidiu sair da organização do debate que faria em conjunto com o SBT, UOL e rádio Jovem Pan, depois que a presidente Dilma Rousseff e a direção do PT vetou a participação de jornalistas fazendo perguntas aos candidatos. O editor-executivo do jornal, Sérgio Dávila, descontente com o veto, lembrou que a Lei Eleitoral e as regras impostas pelos candidatos engessam os debates e que essas regras já vetam o direito a réplica aos jornalistas. Nos debates realizados em Manaus, as regras impostas aos jornalistas foram bem mais longe do que a negação do direito a réplica. Em um deles, o jornalista fazia a pergunta e só depois era sorteado o candidato que iria responder. Uma das explicações para o absurdo é que o jornalista poderia “partidarizar” a pergunta para um candidato em benefício dele ou de outro concorrente. Traduzindo, havia o medo de o jornalista não atuar com isenção ao fazer uma pergunta a determinado candidato. Não faz sentido fazer pergunta sem saber a quem se pergunta, ainda mais em um debate. Mas a posição do PT e de Dilma foi muito além do controle da língua do jornalista. Quis “cortar o mal pela raiz”.
Lula, Dilma e os jornalistas
Nas viagens presidenciais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff jornalista é tratado na sola do coturno pelos seguranças. Em 2005, quando Lula foi a Tabatinga relançar o Projeto Rondon, um segurança chegou a agredir um repórter fotográfico do jornal O Estado de S. Paulo porque avançou em um metro a área reservada para a passagem do presidente. No mesmo evento, Lula quebrou o protocolo e caminhou no meio da multidão, para espanto da segurança. Mas os jornalistas foram mantidos bem distantes o tempo que durou a visita. O mesmo comportamento tem a presidente Dilma. Ambos odeiam ser questionados. A situação só melhora no período eleitoral, porque eles precisam da imprensa para divulgar o que querem dizer ao eleitor.
Debate com Braga e Melo
A Rede Diário de Comunicação, que edita o jornal Diário do Amazonas, vai realizar debate entre os candidatos José Melo (Pros) e Eduardo Braga (PMDB), que disputam o segundo turno da eleição para governador. Ambos confirmaram presença e assessores participaram de reunião nesta sexta-feira para definição das regras. Neste não haverá participação de jornalistas fazendo perguntas. No primeiro debate do segundo turno, realizado nesta quinta-feira, 9, na Band Amazonas, Melo não compareceu e o debate foi transformado em entrevista com Braga.
Programas eleitorais
Neste fim de semana, Eduardo Braga e José Melo vão dedicar parte do tempo na agenda para gravação dos programas eleitorais. Por um acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, os candidatos só começam a propaganda na próxima segunda-feira, no rádio e na televisão. Quem espera programas quentes, pode se decepcionar. Tanto Braga quanto Melo devem dedicar os dez minutos a que têm direito para a apresentação de propostas de governo.