O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Deputado Alberto Neto diz que benefícios a presos perigosos é ‘ação criminosa’

28 de agosto de 2020 Política
Compartilhar
Deputado federal Alberto Neto concedeu entrevista ao ATUAL (Foto: Murilo Rodrigues/ATUAL)
Por Felipe Campinas, da Redação

MANAUS – Em entrevista ao ATUAL nesta quinta-feira, 27, o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus Alberto Neto (Republicanos) chamou de ‘ação criminosa’ a concessão de prisão domiciliar a presos de alta periculosidade por desembargadores do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) sob a justificativa de risco de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas.

O deputado federal comentou sobre os processos abertos pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), no último dia 10 de agosto, para apurar as condutas disciplinares dos magistrados por concessões de prisões domiciliares para presos de altíssima periculosidade em plantões judiciais.

Neto também disse que é ‘canalhice’ a suposta solicitação da DPE-AM (Defensoria Pública do Amazonas) de progressão antecipada de presos sob justificativa da pandemia do coronavírus. “É uma ação criminosa do nosso judiciário. Você imagina que no ápice da pandemia foram liberados traficantes, líder de facções criminosas, estupradores, latrocidas com a justificativa de que eram do grupo de risco. Eu tenho denunciado que até a nossa Defensoria tem solicitado progressão de pena antecipada com a justificativa do coronavírus. Isso é uma grande canalhice com a população amazonense”, afirmou Alberto Neto.

Para o deputado federal, “se o criminoso foi preso, ele tem que pagar a pena até o fim”. “Não dá para antecipar uma progressão, não dá para liberar devido ao coronavírus. Existe procedimentos. O pai de família não parou de trabalhar no distrito, correndo o risco do coronavírus, em prol da nossa sociedade. Porque o preso que colocou uma arma na tua cabeça, estuprou a tua filha, matou um ente querido vai ter esse benefício?”, disse.

O parlamentar, que preside a Frente Parlamentar do Sistema Penitenciário, alega que o Estado deve adotar procedimentos de prevenção ao invés de liberar os detentos. “O presídio do Amazonas adotou o procedimento, por exemplo, quando alguém é preso ele fica em quarentena, até verificar se tem ou não o coronavírus, depois vai se distribuído nas celas. Presos que tem algum tipo de sintoma são isolados, tem atendimento médico dentro do presídio”, afirmou Alberto Neto.

Para o deputado, a liberação de presos no Amazonas é um “desserviço” do Judiciário. “O que mais os presos querem? Querem voltar para ter uma vida normal para nunca mais retornar? Porque no momento em que a gente libera e coloca uma tornozeleira eletrônica, que não segura esses criminosos, eles não voltam. Eles vão continuar com suas vidas criminosas, cometendo crimes. O judiciário do Amazonas fez um desserviço”, disse.

Alberto Neto criticou a frente estadual pelo desencarceramento composta por advogados que, segundo ele, estão pressionando o secretário estadual de Administração Penitenciária (Seap), Vinícius Almeida, para realizar testagem de detentos dos presídios do Amazonas. “Nem a população foi testada. Por que esses presos vão ser beneficiados? Qual a justificativa disso?”, disse o deputado federal.

O parlamentar afirmou que o grupo usa os números baixos de infecções registrados pela secretaria para sustentar a suposta subnotificação de infectados na população carcerária no Amazonas, que, segundo ele, tem 6 mil presos na capital no interior e apenas dois morreram pelo coronavírus (a Seap registra apenas um óbito). De acordo com a Seap, o sistema já registrou 144 infectados e 23 presos receberam benefício para se tratar em casa. 

“Como a testagem foi baixa no presídio, eles alegam que o governo está escondendo os dados. Isso para sensibilizar o judiciário e ter uma justificativa para aumentar a questão do desencarceramento. Nós vão vamos aceitar isso. O preso vai ter que pagar sua pena. A justificativa do coronavírus não vai colocar. Se uma das medidas é o isolamento, mais isolado que o preso não existe”, completou Alberto Neto.

Procurado pela reportagem, o presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub, afirmou que não irá se pronunciar sobre os fatos, considerando que o procedimento administrativo foi instaurado e tramita na Corregedoria Nacional de Justiça. A reportagem também pediu o posicionamento da DPE, mas até o fechamento desta matéria nenhuma nota foi enviada.

Assista ao vídeo:

Notícias relacionadas

De olho em você; câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública

Redes sociais democratizaram debate público, mas disseminam desinformação, diz Barroso

Voto de Cármen Lúcia sobre Ficha Limpa é de ‘elevada relevância’, diz Movimento Anticorrupção

Prefeitura repassará R$ 348,4 milhões à Câmara Municipal este ano

Justiça nega extradição para o Brasil e ex-deputada Carla Zambelli é libertada na Itália

Assuntos Alberto Neto, Eleições 2020, Justiça do Amazonas, manchete, TJAM
Felipe Campinas 28 de agosto de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública, afirmam especialistas (Imagem i8lustrativa gerada por IA/Meta)
Dia a Dia

De olho em você; câmeras vigiam, mas não proporcionam segurança pública

24 de maio de 2026
Com casos crescentes de violência nas escolas, professor assume também a função de apaziguador (Imagem ilustrativa gerfativa por IA/Google)
Dia a Dia

‘Fogo cruzado’: professor tem que ensinar e também identificar ameaça

23 de maio de 2026
Dia a Dia

Alívio nos ônibus: cai incidência de roubos de 213 para 51 em Manaus

22 de maio de 2026
Campanha de proteção à mulher contra violência doméstica: mais denúncias e pedido de medida protetiva (Foto: Divulgação/PC-AM)
Dia a Dia

Lei determina proteção imediata à mulher vítima de violência

22 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?