
MANAUS – Em 2013, o Amazonas começava a migrar do jornalismo impresso para o jornalismo digital. O mercado de trabalho começava a mostrar sinais de saturação depois de anos de redações lotadas de profissionais. Os veículos de jornalismo amazonense tentavam se agarrar ao poder político e econômico como forma de sobrevivência. Foi nesse ambiente que surgiu o AMAZONAS ATUAL.
Um jornalista (Valmir Lima) e um advogado e jornalista (Paulo Figueiredo) tiveram a iniciativa de criar um site de notícias com informação e opinião. Sem apoio financeiro, começaram a dar os primeiros passos, apoiados por amigos, muitos dos quais se tornaram articulistas.
Foi um início difícil. Paulo Figueiredo precisou abrir mão das tarefas cotidianas no site, mas manteve seu artigo semanal, em que marcava posições políticas firmes. Valmir Lima também pensou em desistir, mas resistiu, sozinho, em alguns momentos.
Outras pessoas contribuíram para que o site de notícias crescesse. Mas foi só no segundo ano que a empresa começou a contratar os primeiros profissionais para somar esforços necessários para erguer uma redação eficiente.
O cuidado com a narrativa, a seriedade no tratamento da informação, a apuração rigorosa fizeram do AMAZONAS ATUAL um site de referência na sociedade manauara e amazonense.
Nesse percurso, a empresa contribuiu para manter centenas de milhares de pessoas informadas, mas também incomodou muita gente.
Esse incômodo se materializou em dezenas de processos judiciais ajuizados contra o site por publicação de reportagens que citavam pessoas e empresas em situações incômodas, quando não ilícitas.
Nestes sete anos, das dezenas de processos, o ATUAL foi condenado em apenas um, que está sub judicie, porque a defesa do site recorreu. E recorreu por entender que a condenação foi desprovida de qualquer prova de que a empresa sofreu o “dano moral”, alegado pelos sócios, em função da reportagem publicada.
As dificuldades financeiras, as tentativas de intimidação, as dezenas de processos não foram suficientes para abater aquela ideia que surgiu nos idos de 2013. Já se foram 84 meses, 364 semanas, 2557 dias.
Seguimos em frente, fazendo jornalismo, com uma equipe preparada e dedicada, para que os leitores do AMAZONAS ATUAL tenham sempre o melhor conteúdo.
A esses leitores agradecemos imensamente nesta data, que tem um significado ímpar. Significa que vencemos a primeira infância, com os olhos no futuro, mas sabendo onde queremos chegar.
Gratidão a todos!
Contato com a Coluna Expressão:
(92) 99606-3138
E-mail: [email protected]
Parabéns, Valmir!!! Que você siga sempre firme com seus propósitos e alcance suas metas com o site. Abs para toda a equipe!