O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual


Expressão

Confiar na Justiça Eleitoral é insuficiente para o governador José Melo

9 de março de 2015 Expressão
Compartilhar

Jose Melo rezando

Na nota enviada ao Fantástico, sobre as denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitor, o governador José Melo (Pros), depois de dizer que elas foram fabricadas pelo adversário Eduardo Braga (PMDB), diz confiar na Justiça Eleitoral que, segundo ele, “saberá julgar os fatos e comprovar que foi tudo uma grande farsa”. Não é o que pensa o Ministério Público Eleitoral, a promotora que aparece na reportagem é taxativa: “O Ministério Público entende que realmente houve esse esquema de compra de votos”. Os documentos a que o Fantástico teve acesso estão anexados em processos que pedem a cassação do mandato do governador e do vice, Henrique Oliveira. Inclusive, essas provas foram emprestadas pela coligação “Renovação e experiência”, de Braga, para uma das Ações de Investigação Judicial Eleitoral ajuizadas em dezembro, mas antes, os documentos já eram parte de processos do próprio Ministério Público na Justiça Eleitoral. O que pesa nas denúncias são as provas documentais. Geralmente as denúncias de compra de voto são sustentadas por depoimentos ou prova testemunhal, o que fragiliza a ação. Mas no caso de Melo, os documentos apreendidos por uma pessoa que trabalhava para a campanha dele, dificultam a defesa. Portanto, confiar na Justiça Eleitoral é insuficiente para livrá-lo de uma possível perda do cargo.

Pacto do silêncio

O pacto do silêncio, como ficou evidente na reportagem do Fantástico, com a recusa de Dan Câmara, Evandro Melo e José Melo para se manifestarem, é um fator preocupante. Se não houve crime eleitoral, a defesa seria a melhor saída. Ao se esconder atrás de uma nota pífia, Melo dá margem a interpretações negativas sobre seu comportamento nas eleições de 2014.

De irmão pra irmão

Evandro Melo

Evandro Melo, o irmão do governador, aparece como o principal articulador dos esquemas que o Ministério Público acusa como compra de votos. Desde que Melo assumiu o posto de governador, Evandro passou a mandar no governo. Na campanha, era o comandante geral, mandava e desmandava. Depois da campanha, ele continua dando as cartas. Mas tanta eficiência pode resultar em tragédia para o futuro político do irmão.

Apenas um caso

A reportagem do Fantástico mostra apenas um caso de tantos que resultaram em ações na Justiça Eleitoral contra o governador José Melo. Há outros processos, como o que o Ministério Público o acusa de botar a estrutura da Polícia Militar para trabalhar para na campanha dele, e outro em que a coligação adversária afirma que houve dinheiro público financiando a campanha à reeleição.

Braga inocente?

Soou ridículo, também o argumento do ministro Eduardo Braga em nota ao Fantástico. Dizer que soube do assunto pelas chamadas do programa nos últimos dias é, no mínimo, zombar da inteligência do eleitorado. A prisão de Nair Blair no ano passado e o conteúdo do material com ela apreendido era assunto corriqueiro desde a campanha entre advogados da Justiça Eleitoral e fundamentou uma ação do próprio Braga.

E agora, Arthur?

Arthur

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), que tentou desqualificar a reportagem do Fantástico antes de ela ir ao ar, para defender o amigo Melo, deveria se manifestar publicamente agora, depois de ver o conteúdo do material apresentado.

Estagiários

Depois de a AADES mandar os estagiários “tirar férias” até que o pagamento das bolsas (com dois meses de atraso) fosse efetuado, agora, a Polícia Civil está convocando os estudantes a voltarem ao trabalho ou serão desligados. O detalhe é que só saiu o dinheiro de janeiro.

Notícias relacionadas

Neymar Jr. é esperança do Brasil na Copa?!

Flávio Bolsonaro evoca ‘guerra espiritual’ como cabo eleitoral

Cenário atual põe 4 candidatos com chances de 2° turno no AM

A mentira de Débora e o engodo do CDL Jovem

Conversas de Lula e de Flávio com Vorcaro são incomparáveis

Valmir Lima 9 de março de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Carros de luxo foram apreendidos na Operação Dente de Marfim (Foto: Murilo Rodrigues/ATUAL)
Dia a Dia

Bloqueio de bens e dinheiro do crime organizado atinge R$ 3 bilhões

2 de julho de 2026
Viih Tube e Eliezer estrearam como apresentadores no Domingo Animado (Imagem: SBT/Reprodução)
Variedades

MPT investiga reality de Viih Tube e Eliezer com funcionários

2 de julho de 2026
Pix tem novas regras, mas não há cobrança de impostos (Foto: Marcelo Casal Jr./ABr)
Economia

Itamaraty rebate acusações dos EUA, contesta tarifas e defende o Pix

2 de julho de 2026
Papa Leão XIV visitou colégios agostinianos na Jornada da Juventude (Imagem: SBT News/YouTube)
Dia a Dia

Papa excomunga bispos ordenados por congregação católica dissidente

2 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?