O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

STF estende prazo para aplicação de R$ 3,5 bilhões em internet para alunos de escolas públicas

27 de abril de 2022 Dia a Dia
Compartilhar
O ministro Dias Toffoli durante a sessão plenária do STF (Supremo Tribunal Federal) (Foto: Carlos Moura/ STF)
Por Marcelo Rocha, da Folhapress

BRASÍLIA – O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), prorrogou até 31 de dezembro deste ano o prazo para estados e municípios aplicarem os recursos previstos na Lei de Conectividade nas Escolas.

Aprovada em 2021 pelo Congresso como uma resposta à ausência da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) no enfrentamento aos impactos da pandemia na educação, a lei prevê o repasse de R$ 3,5 bilhões para garantir o acesso à internet para alunos e professores.

“A estipulação de um prazo para a correta destinação dos valores transferidos aos entes estaduais se mostra essencial para garantir que a finalidade da lei seja efetivamente cumprida”, afirmou o ministro, em decisão datada da segunda-feira (25) e divulgada nesta quarta (27).



O que não for investido em dezembro ou que tenha sido aplicado em desconformidade com a legislação terá que ser devolvido até março de 2023, segundo definiu o magistrado.

Toffoli atendeu a uma reivindicação de representantes dos Executivos e Legislativos estaduais e municipais e da sociedade civil por mais prazo para gastar os recursos.

Na decisão o ministro lembrou que o assunto está em debate no Congresso e que os parlamentares poderão definir prazos mais dilatados para que os recursos sejam usados. O dinheiro é proveniente do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).

O governo Bolsonaro buscou a todo custo derrubar a lei que prevê garantia de conexão à internet a alunos e professores de escolas públicas. O mandatário a vetou, mas o ato foi derrubado pelo Congresso.

Além disso, o Executivo editou uma medida provisória para retirar o prazo dado à União para repassar os valores. Após o impasse, Toffoli deu o prazo de 90 dias para a transferência do dinheiro, e mais seis meses para os entes federados comprarem os equipamentos, o que acabaria agora em setembro.

“Enquanto a questão aguarda conclusão no âmbito parlamentar”, afirmou Toffoli, “mostra-se razoável aventar o elastecimento do prazo indicado para a aplicação dos recursos, assim como daquele que fora estipulado para a devolução dos valores não utilizados”.

O ministro afirmou que a elaboração de uma política pública que garanta a conectividade à internet a alunos e professores demanda tempo, planejamento, organização e articulação, incluindo trâmites e prazos administrativos necessários à publicidade dos atos praticados.

“A viabilidade da política pública pode ser obstaculizada pela dificuldade do cumprimento do prazo para aplicação dos recursos”, afirmou.

Notícias relacionadas

Cobrador é preso em Manaus por tentativa de homicídio contra vereador e o filho

Amazonas Energia quer impedir sanção de projeto que proíbe novos medidores

FGV divulga resultado final do concurso da SSP-AM; confira

STF derruba lei que reduziu restrição para propaganda do governo

‘Há um padrão de violação dos direitos das mulheres’, afirma Fachin

Assuntos escolas públicas, internet, STF
Luana Davila 27 de abril de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Plenário do STF: maioria para derrubar lei sobre propaganda (Foto: Nelson Jr/SCO STF)
Política

STF derruba lei que reduziu restrição para propaganda do governo

1 de julho de 2022
Dia a Dia

‘Há um padrão de violação dos direitos das mulheres’, afirma Fachin

1 de julho de 2022
Luiz Fux fez duro discurso contra falas de Jair Bolsonaro (Foto: Fellipe Sampaio/SCO STF)
Política

STF manterá ‘vigilância suprema’ das eleições, afirma ministro Luiz Fux

1 de julho de 2022
Dia a Dia

Maioria do STF vota para que governo envie recursos para o Fundo Clima

30 de junho de 2022

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?