O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Elias Cruz da Silva
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Sete países entram na mira do Brasil para avaliar casos suspeitos de novo coronavírus

21 de fevereiro de 2020 Dia a Dia
Compartilhar
Passageiros de outros sete países serão inspecionados no Brasil (Foto: Agência Brasil)

Por Natália Cancian, da Folhapress

BRASÍLIA-DF – O Ministério da Saúde decidiu alterar os critérios que devem ser usados pela rede de saúde para definição de casos de suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Até então, a definição incluía apenas os casos de pacientes que apresentavam febre e outros sintomas respiratórios, além de histórico de viagens à China 14 dias antes do início dos sintomas.

A partir desta sexta, 21, o ministério passará a enquadrar também nessa definição casos de pessoas com histórico de viagens a outros sete países: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Vietnã, Tailândia e Camboja.



A mudança ocorre devido ao aumento de 14% no número de novos casos fora da China em apenas um dia e à chegada do Carnaval, quando há maior vinda de turistas ao país. “Esses países têm dados que nos preocupam. A partir de agora, as pessoas que apresentarem sintomas e vierem desses países [em até 14 dias antes] também devem ser consideradas como casos suspeitos”, afirma o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis.
Até o momento, o Brasil não tem casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta aponta apenas um caso de suspeita de covid-19 em investigação. Outros 51 já foram descartados após exames. Com a mudança na definição, a previsão é que também aumente o número de casos de suspeitos notificados pela rede de saúde. Segundo Gabbardo, o país tem exames suficientes para as análises. A medida não altera as recomendações anteriores da pasta sobre viagens.

Até o momento, há orientação apenas de evitar viagens a China. Não há orientação de evitar viagens a outros locais, nem restrições para entrada e saída.  Ainda segundo o ministério, brasileiros que vieram de Wuhan, na China, completam nesta sexta 14 dias de quarentena na base aérea de Anápolis.

A previsão é que eles passem por uma terceira rodada de exames a partir deste sábado. Caso os resultados sejam negativos, o grupo poderá ser liberado ainda antes de completar os 18 dias inicialmente previstos. A medida ocorre por já ter passado o período máximo avaliado para que houvesse o desenvolvimento dos sintomas.

Notícias relacionadas

Maioria do STF vota para que governo envie recursos para o Fundo Clima

Caixa Econômica terá comitê de crise para apurar denúncias de assédio

Imóveis abandonados no Centro de Manaus devem receber 180 moradias

Governo pede banimento do TikTok pelo Google e a Apple

Empresas ameaçam parar transporte de combustível no Amazonas

Assuntos coronavírus
Cleber Oliveira 21 de fevereiro de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também

Vacina já está disponível a partir desta terça para adolescentes (Foto: Jaqueline Macedo/Semsa)
Dia a Dia

Amazonas tem 226,5 mil adolescentes aptos a receber 3ª dose contra a Covid-19

31 de maio de 2022
Uso de máscara
Dia a Dia

Desobrigação do uso de máscara desfaz esforço coletivo contra a Covid-19

12 de março de 2022
Dia a Dia

Covid mata quatro vezes mais crianças de 0 a 4 anos no Brasil que maiores de 5

23 de janeiro de 2022
ômicron
Dia a Dia

Variante Ômicron é detectada em 110 países, diz OMS

24 de dezembro de 2021

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Colunistas
  • Quem Somos
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?