O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Rosa Weber vota contra limite temporal para regularização de terras quilombolas

6 de setembro de 2023 Política
Compartilhar
Rosa Weber
Ministra Rosa Weber pôs ação em votação após morte de líder quilombola (Foto: Rosinei Coutinho/STF)
Por José Marques, da Folhapress

BRASÍLIA – A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou nesta quarta-feira (6) contra a fixação de uma data limite para a regularização fundiária de territórios ocupados por remanescentes de comunidades quilombolas.

Esse prazo, que estava previsto em uma lei da Bahia como 31 de dezembro de 2018, foi questionado no Supremo pela PGR (Procuradoria-Geral da República) em 2017.

Rosa pôs o processo em pauta após o assassinato a tiros da líder quilombola Bernadete Pacífico, 72, conhecida como Mãe Bernadete, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

Ela era coordenadora nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e liderava o Quilombo Pitanga dos Palmares. Era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, o Binho, assassinado há seis anos.

A morte de Bernadete aconteceu em agosto. No mês anterior, Rosa, que preside do Supremo, havia se encontrado com Mãe Pacífico, que falou sobre a violência a que os quilombolas estão expostos.

A lei da Bahia que tem dispositivos questionados pela PGR trata da regularização de terras públicas estaduais ocupadas tradicionalmente por comunidades remanescentes de quilombos e por comunidades de fundo e fecho de pasto –que são grupos tradicionais que vivem de pastoreio comunal em áreas rurais do sertão baiano.

Segundo a PGR, há mais de 500 comunidades de fundo e fecho de pasto no estado da Bahia e “não é possível afirmar com exatidão o número dessas comunidades, tendo em vista o longo período de invisibilidade, isolamento e desinformação que viveram”.

Essas comunidades sofrem intensa e constante pressão de fazendeiros, segundo a PGR, interessados na apropriação das terras, o que agrava conflitos na agrários na região.

Ainda de acordo com a PGR, “a Constituição não criou limite temporal algum para que tais comunidades sejam reconhecidas como tradicionais e tenham resguardado seu direito à existência”.

“Aquelas comunidades que, cinco anos após edição da lei, não protocolizarem pedido de certificação do autorreconhecimento e de regularização fundiária, não mais terão direito à posse de seus territórios tradicionais, de acordo com a norma atacada”, acrescentou.

Em seu voto, Rosa disse que “negar a garantia às terras tradicionalmente ocupadas é negar a própria identidade e o reconhecimento da comunidade tradicional na sua singularidade cultural”.

“É condenar o grupo culturalmente diferenciado, centrado na particular relação com o local que que estrutura suas formas de criar, fazer e viver, ao desaparecimento. É impor-lhe a assimilação à sociedade circulante e violar a dignidade da pessoa humana em sua expressão comunitária, com anulação cultural e até mesmo física da comunidade”, afirmou a ministra.

Ainda devem votar nos processos os outros dez ministros do Supremo.

Notícias relacionadas

‘É caso de polícia’, afirma Lula sobre conversas entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro

Flávio Bolsonaro revela que o pai, Jair, descartou Michelle como candidata

‘Mentiras atraentes’ nas redes sociais geram engajamento, afirma Nobel da Paz

Relatório sobre o fim da escala 6×1 contemplará trabalhador e empresário, diz relator

Eduardo Braga e Alberto Neto lideram disputa para o Senado no Amazonas

Assuntos Bernadete Pacífico, quilombolas, Rosa Weber
Cleber Oliveira 6 de setembro de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Turma do curso de informática em Barreirinha: inclusão digital (Foto: MC/Divulgação)
Dia a Dia

Quilombolas no AM recebem notebooks para aulas de informática

28 de novembro de 2025
Dia a Dia

Maioria dos quilombolas no Amazonas vive no município de Barreirinha

9 de maio de 2025
Entre os 1,3 milhão de quilombolas, 61,71% viviam no campo. (Foto: Marcello Casal jr/Arquivo Agência Brasil)
Dia a Dia

Seis em cada dez quilombolas vivem em área rural, diz IBGE

9 de maio de 2025
Selo Unicef incluirá ações para indígenas e quilombolas no Amazonas (Foto: Tiago Corrêa/UGPE)
Dia a Dia

Selo Unicef no Amazonas incluirá ações para indígenas e quilombolas

29 de abril de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?