
Do ATUAL
MANAUS – O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) assumiu nesta segunda-feira (3) o terceiro mandato consecutivo de presidente da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas). É a primeira vez que um político se mantém no comando do parlamento municipal por três mandatos seguidos.
Durante sua posse como presidente, Cidade cidade disse que tem o compromisso com o diálogo e a união como os pilares que nortearão sua gestão, em busca de melhorias à população do Estado.
“Acredito que é, por meio do respeito mútuo e da capacidade de ouvir, que construiremos os melhores caminhos para o Amazonas”, afirmou.
Durante a solenidade de posse, realizada no plenário Ruy Araújo, da Aleam, também foram empossados os membros da Mesa Diretora eleita para o segundo biênio da 20ª Legislatura.
Cidade foi eleito presidente pela primeira vez em dezembro de 2020, para o biênio 2021-2022. Reeleito em 2022, o atual presidente foi reeleito para o cargo em fevereiro de 2023 para o biênio 2023-2024. Na ocasião, a Assembleia mudou as regras que proibiam a reeleição na mesma legislatura e reelegeu cidade para o terceiro mandato, biênio 2025-2026.
No ano passado, o Partido Novo ingressou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para anular a reeleição do terceiro mandato. O STF acatou o pedido do partido, mas a decisão apenas anulou a eleição por vícios de formalidade. Em nova votação, Cidade foi novamente reeleito no ano passado.
Cidade agradeceu às deputadas e aos deputados por terem confiado em sua gestão em um novo mandato à frente da presidência.
“Assumo mais uma vez a presidência desta Casa com um sentimento profundo de gratidão e humildade. Sei da responsabilidade que esse cargo exige. Às deputadas e aos deputados agradeço por, mais uma vez, terem confiado em mim, para que eu possa administrar e continuar o trabalho que estamos realizando juntos”, afirmou.