Da Redação
MANAUS – Seguindo determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, o vice-prefeito, Marcos Rotta, reuniu, na manhã desta quarta-feira, 20, com todos os subsecretários e o corpo técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), da qual é o titular, para dar início ao processo de elaboração da planilha de custos referentes à contenção da erosão e fechamento da cratera aberta na rua Pará, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.
A obra era de responsabilidade da concessionária Manaus Ambiental, mas foi assumida pela prefeitura em razão da agilidade necessária à liberação da via para o fluxo de veículos.
Segundo Rotta, com a reunião, agora serão tomadas as medidas cabíveis para que a prefeitura seja ressarcida pela Manaus Ambiental, já que o Executivo agiu com urgência para resolver um problema de responsabilidade da mesma. “Iremos contabilizar cada centavo gasto com aluguel de maquinário, horas extras, insumos, combustíveis, enfim, todo material utilizado. Assim que a planilha for finalizada, a conta será enviada à concessionária, que terá de reembolsar o município”, enfatizou Rotta.
O vice-prefeito ressaltou que, após ser concluída, a planilha será entregue ao prefeito Arthur Neto, que irá analisar e estudar de que forma será feito o ressarcimento, o qual pode ser, inclusive, por meio de medidas compensatórias.
A ação
A cratera na rua Pará surgiu no último domingo, 17. Para sanar o problema, 70 servidores da Seminf trabalharam durante mais de 48 horas no local. Foram usadas na ação aproximadamente 30 máquinas pesadas; toneladas de barro; seixo; cimento; areia; tubos de drenagens; meio-fio; sarjetas e massa asfáltica.
Além disso, os prejuízos causados em áreas particulares, como a de um posto de combustível e uma lanchonete serão contabilizados e cobrados da empresa.