
Por Felipe Campinas, do ATUAL
MANAUS – A Polícia Civil do Amazonas indiciou, na terça-feira (2), o influenciador digital João Lucas da Silva Alves, o Lucas Picolé, pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e promoção de jogos de azar. A polícia afirma que Picolé sorteou dois carros que estavam registrados em nome de terceiros e um smartphone sem nota fiscal.
De acordo com relatório assinado pelo delegado Osman Nasser Antunes Aguiar, do 13º Distrito Integrado de Polícia, o sorteio foi promovido no dia 9 de maio de 2023, quase dois meses antes da Operação Dracma, que apura fraudes em rifas ilegais promovidas em Manaus. Os carros foram apreendidos naquela operação. Lucas está preso por descumprir proibições impostas pela Justiça.
O indiciamento é baseado apenas em declarações de sete testemunhas ouvidas pela polícia. Seis delas chegaram a ser, antes da operação, donas dos carros, mas repassaram para outros sem que houvesse a transferência de propriedade do veículo. Uma sétima testemunha relatou à polícia que foi premiada no sorteio com um smartphone, que foi entregue sem nota fiscal.
Em relação a um carro modelo Fiat Pálio, um homem identificado como Jhonatan, que alegou ser amigo de Picolé, afirmou que, após a deflagração da Operação Dracma, foi procurado por um irmão do influenciador, que pediu ajuda dele para recuperar o carro, que tinha sido apreendido pela polícia, e para transferi-lo para o ganhador da rifa.
Jhonatan relatou que não conseguiu encontrar a pessoa que ainda constava como dona do veículo – a única que poderia fazer a transferência. Segundo ele, o carro, antes de ser comprado por Picolé, tinha sido repassado para pelo menos outras duas pessoas, sem que houvesse a alteração do registro de propriedade. Ele disse que, em razão disso, o Pálio não foi entregue ao ganhador.
Lucas Picolé já é réu, desde setembro de 2023, em outros dois processos, sendo um por receptação qualificada e outro por organização criminosa e lavagem de dinheiro. Com o indiciamento, caberá ao MP-AM (Ministério Público do Amazonas) decidir se promove terceira denúncia contra o influenciador ou se solicita mais diligências da polícia sobre os relatos apurados.
Leia mais: MP denuncia ‘Picolé’, Isabelly Aurora e Mano Queixo por rifas ilegais
Leia também: Lucas Picolé é denunciado pelo MP-AM por receptação qualificada
A reportagem tentou ouvir a defesa de Lucas Picolé, mas até a publicação desta matéria nenhuma resposta foi enviada.