MANAUS – Em função da publicação de matéria no site AMAZONAS ATUAL com o título Governo propõe complexo sistema de distribuição de vagas da UEA, a Universidade do Estado do Amazonas solicitou direito de resposta, que prontamente foi acolhido pela direção de jornalismo. Abaixo o texto do direito de resposta.
“DIRETO DE RESPOSTA
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), depois de 20 anos, realizou uma reavaliação do sistema de cotas e apresentou uma resposta para a sociedade que atenda às leis vigentes e, também, à sociedade amazonense.
Destaca-se que 50% das vagas ficam destinadas a alunos do Amazonas. Já os outros 50% restantes são para ampla concorrência (Brasil). Com isso, teremos ganhos para o interior do Amazonas, procurando cumprir a missão da universidade que é desenvolver o interior, reafirmando as políticas afirmativas (cotas para PCDs, pessoas pretas e indígenas).
A UEA segue o padrão nacional de valorizar a escola pública dentro de suas cotas, e mesmo por meio do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), com 60% das vagas destinadas a esta modalidade.
É importante ressaltar que este Projeto de Lei foi um trabalho conjunto com a UEA, Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).”