
MANAUS – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto, lembrou o episódio envolvendo o ex-presidente da ALE, David Almeida, que em 2017, quando era governador temporário, foi impedido de disputar a eleição para governador pelo PSD, por decisão do senador Omar Aziz. Ele explicava, na tribuna da ALE, nesta segunda-feira, 4, por que desistiu de disputar a Prefeitura de Manaus em 2020.
De acordo com Josué, desde 7 de abril ele vinha negociando com o senador Omar Aziz, presidente estadual do PSD, uma saída do partido para se filiar a outra legenda e assumir a presidência regional, para disputar as eleições de 2020, mas não conseguiu acordo. Ele queria se filiar ao PTB.
“Eu 2017, o governador tampão à época, David Almeida, também não pode ser candidato porque estava preso à mesma sigla na qual estou preso hoje. Então, pela mesma forma que o deputado David não pôde ser candidato, estou me antecipando e informando porque não posso ser candidato”, disse.
O presidente da ALE afirmou que desde Gilberto Mestrinho, todos os candidatos competitivos que disputaram a Prefeitura de Manaus estavam no comando do partido, motivo pelo qual queria deixar o PSD. Mas a saída dependia de um acordo com Omar Aziz e Nejmi Aziz, que é suplente de Josué e poderia questionar a vaga de deputado estadual na Justiça Eleitoral caso ele se desfiliasse.
“Venho conversando desde o dia 7 de abril. Naquela ocasião, tive uma conversa com o senador Omar Aziz. Expliquei ao senador a minha vontade de assumir um novo partido, de me desfiliar do PSD por uma razão muito simples, histórica e de técnica política, que é a liberdade em poder formular composições”, explicou Josué Neto.
Sobre apoio a outras candidatura, Josué disse que o cenário desde abril já mudou muito e que até o momento certo, ou seja, até as convenções partidários, deve haver outras mudanças, o que o faz esperar mais um pouco.
Assista ao vídeo do pronunciamento de Josué:

