O deputado federal José Ricardo (PT-AM) anunciou nesta terça-feira, 12, na tribuna da Câmara, que entrará com requerimento convocando o ministro chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno Ribeiro, para prestar esclarecimentos sobre o assunto o que ele chamou de “espionagem do governo federal à Igreja Católica”, na preparação para o Sínodo da Amazônia.
De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, os escritórios da Abrin (Agência Brasileira de Inteligência) em Manaus, Belém, Marabá, Porto Velho e Boa Vista, estão sendo mobilizados para acompanhar reuniões preparatórias para o Sínodo da Amazônia. O Palácio do Planalto considera que há um avanço da Igreja Católica na liderança da oposição ao atual governo.
“O governo deveria ajudar a Igreja Católica no combate à violência, e apoiar as várias iniciativas de luta que ela tem em defesa dos direitos sociais da população, ao invés de espionar, censurar, perseguir e ameaçar essa instituição que tanto tem ajudado o povo brasileiro”, disse o parlamentar.