EDITORIAL
MANAUS – Numa época em que a comunicação passou a ser difusa e confusa, com muitos veículos focados no mero sensacionalismo ou nas notícias falsas e impactantes como forma de obter audiência, um grupo de jornalistas empreendedores do Amazonas se reuniu para lançar uma campanha que pretende conscientizar a sociedade sobre a importância de prestigiar o jornalismo profissional, que segue as boas regras de informação, com checagem, pluralidade e verdade.
O primeiro passo é a publicação, nos veículos desses empreendedores, de um selo que identifica a prática do jornalismo profissional nestes espaços. A campanha “É Fato! Jornalismo Profissional com Credibilidade” também ganhará as ruas em breve, com peças publicadas em várias mídias.
A ideia é diferenciar os veículos que produzem informação com responsabilidade daqueles que são focados apenas em conquistar audiência por meios anti-éticos e sem compromisso com a checagem.
É a forma que os empreendedores encontraram de prestar um serviço à sociedade e ao mesmo tempo engajarem-se na campanha que começa a tomar corpo no país, de combate às chamadas fake-news.
O selo estará nos portais e blogs que aderiram à campanha a partir deste dia primeiro de dezembro de 2021.
O AMAZONAS ATUAL adere a esta campanha porque desde sua fundação, em 25 de novembro de 2013, sempre primou pela boa prática do jornalismo e sempre fez jornalismo profissional.
Neste primeiro momento, a campanha tem a adesão de 16 sites de notícias. Novas adesões poderão ocorrer e serão avaliadas por todos, seguindo unicamente os critérios do jornalismo profissional.
A informação descentralizada e distribuída veio para ficar!