Ao que tudo indica, o robô Philae e os cientistas do projeto estão muito próximos de encontrar vida no cometa Chury, onde o robô está desde novembro do ano passado. Após analisar dados, os pesquisadores começam a achar que microorganismos estão vivendo abaixo da superfície do cometa, segundo matéria no site O Globo. A nave Rosetta, por onde Philae viajou, encontrou aglomerados de material orgânico que se assemelham a partículas virais. Leia aqui a matéria na íntegra.
Aluno da UEA premiado
O aluno Ulysses Raphael Gomes Nobre, da Universidade do Estado do Amazonas, desenvolveu o ‘Telhado Verde’ a partir de copos plásticos descartáveis e galões de água. Os telhados, segundo informação no site da UEA, podem servir para cobrir casas, escritórios e até pontos de ônibus. A ideia venceu o 6º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários.
Iniciativa inovadora
O Curso de Formação Técnica dos Agentes Indígenas de Saúde do Alto Rio Negro foi eleito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das 25 Iniciativas Inovadoras em Saúde do Mundo, segundo a agência de notícias da Fiocruz. O curso é desenvolvido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas) em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJ/Fiocruz).
SBPC 2015
A 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Avanço da Ciência (SBPC) vai contar com um aplicativo que já está disponível para as plataformas Androi e IOS. O aplicativo reúne informações úteis para quem vai participar, sinais de alerta para seus eventos favoritos dentro outras inovações. Baixe: para Android, para IOS.
Eslovênia e INPA
O estudo de abelhas no Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) ganhará o reforço da Eslovênia, segundo matéria publicado no portal de notícias do INPA. Em visita a instituição, a embaixadora eslovena Milena Smit demonstrou grande interesse nas pesquisas sobre apicultura. Na Eslovênia, as abelhas caniolas são símbolos de diligência e sabedoria.
USP é pioneiro
O CTC (Centro de Terapia Celular), sediado na Universidade de São Paulo, pioneiro em tratamento da anemia falciforme, realiza o procedimento de transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em portadores da doença. Esse tipo de anemia é hereditária e de grande incidência no Brasil.
Neil não vê evidências
O livro Origens, publicado em 2004, chegou ao Brasil nesta semana e o astrofísico Neil deGrasse Tyson concedeu entrevista ao site da revista Veja. Entre outras questões, Tysson diz que não vê evidências que corroborem a existência de Deus. “Dediquei tempo para pesquisar listas de deuses na internet (…). São milhares! Quer dizer que a escolha de um desses deuses pressupõe, sem escapatória, a ilegitimidade de todos os outros?” diz o astrofísico. Veja a entrevista completa
Sinal de 5 bilhões de anos
Pesquisadores da Austrália detectaram um sinal emitido pela galáxia PKS B1740-517. Segundo os cálculos, o sinal data de 5 bilhões de anos. A galáxia foi descoberta pelo telescópio SKA Pathfinder, da Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (Csiro). Veja a matéria na íntegra
Yara Laiz Souza, acadêmica de Ciências Biológicas da UEA, manauara. Ex-aluna do IFAM/CMDI,
ex-pesquisadora de PIBIC. Escreve sobre ciências para o Amazonas Atual e para a
organização Livres Pensadores.
Colaboraram: Gabriela Sasahara (Manaus/AM), Allan Gomes (Manaus/AM)
Participe da coluna: [email protected]
Sigam-nos nas redes sociais: Facebook e Instagram