
Do ATUAL
MANAUS – Um apagão atingiu Manaus na madrugada desta terça-feira (14). A falta de energia elétrica afetou ainda as cidades de Parintins e Itacoatiara. De acordo com a Amazonas Energia, a interrupção começou às 11h30 e foi restabelecida por volta das 0h25.
A interrupção no fornecimento também afetou parte do Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.. Nesses estados o blecaute variou entre 10 a 20 minutos.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateis, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).
Mais cedo, as companhias de energia que atuam no país citaram uma interferência no SIN (Sistema Interligado Nacional).
Em nota, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou a ocorrência no SIN, provocando a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga.
“Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, diz informou a entidade.
“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2011 e 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje, nós temos muita energia”, disse o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação).
“Estamos com obras em todo o Nordeste brasileiro para o centro de carga, que é o Sudeste. E também ligamos Manaus a Boa Vista. Temos mais segurança energética”, acrescentou. “É um episódio pontual que o Operador Nacional do Sistema deu pronta resposta graças a um moderno sistema do nosso operador nacional”.