O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Empresa de Minas Gerais fará perícia em aterro da Marquise em Manaus

20 de junho de 2024 Dia a Dia
Compartilhar
Aterro pertence ao grupo Marquise (Imagem: Luzimar Bessa/Norte TV)
O aterro sanitário pertence ao mesmo grupo empresarial da Marquise, que presta serviço de coleta de lixo em Manaus (Imagem: Luzimar Bessa/Norte TV)
Por Felipe Campinas, do ATUAL

MANAUS – A empresa Buriti Socioambiental Consultoria, sediada em Belo Horizonte (MG), foi nomeada nesta quarta-feira (19) pelo juiz Rodrigo Gomes Mello, da Justiça Federal do Amazonas, para fazer a perícia no aterro sanitário da empresa Ecomanaus Ambiental, no Ramal Itaúba, no quilômetro 13, da BR-174, no Tarumã, zona oeste de Manaus.

O empreendimento da Ecomanaus, que integra o Grupo Marquise Ambiental, é alvo de ação civil pública do MPF (Ministério Público Federal), que aponta diversas irregularidades no processo de licenciamento ambiental, conduzido pelo Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas).

O caso tramita na Justiça Federal desde 2021, mas caminha a passos lentos em razão de discordâncias entre o MPF e o Grupo Marquise. Eles chegaram a firmar, em abril de 2022, um acordo processual, documento que previa os prazos máximos para movimentações no processo, mas o calendário não foi cumprido. A entrega do relatório da perícia, por exemplo, estava marcada para outubro de 2022. Entretanto, só nesta semana que a perita foi nomeada.

Ao propor a ação, a procuradora da República Ana Carolina Bragança relatou, entre outras irregularidades, que as obras impactaram no Igarapé do Leão, principal tributário do Rio Tarumã-Açu, que recebeu sedimentos provenientes das obras.

“Foram apurados danos ambientais já concretizados, tais como o carreamento de sedimentos para o Igarapé do Leão, a supressão de vegetação inclusive em áreas externas ao empreendimento, mas por ele promovidas, o aterramento de nascentes, a desconsideração de cursos hídricos no terreno e a existência de processos erosivos”, disse Bragança.

Sobre o licenciamento, a procuradora apontou, por exemplo, que a licença prévia, que indica a viabilidade do empreendimento, foi concedida antes da apresentação e aprovação do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental).

O MPF pediu a suspensão imediata das obras para evitar danos ambientais enquanto as questões levantadas pelo órgão fossem discutidas no âmbito judicial. Entretanto, com o acordo processual, a análise desse pedido foi adiada para o final do processo, na “sentença de mérito”.

A procuradora também requereu, ao fim do processo, a condenação da Marquise a recuperar danos ambientais e a pagar indenização de R$ 1 milhão por danos materiais.

Perícia

A perícia no aterro é necessária para esclarecer pontos levantados pelo MPF sobre irregularidades no aterro. A empresa nomeada para vistoriar o local foi escolhida em consenso entre eles.

Na decisão de quarta-feira, Rodrigo determinou que o MPF e a Marquise apresentem os pontos que desejam esclarecer sobre o aterro e indiquem assistentes técnicos para acompanharem os trabalhos de perícia no local. Após, a empresa deverá iniciar os trabalhos e apresentar um relatório com os esclarecimentos.

Com o fim da vistoria, o MPF e a empresa irão se manifestar sobre o laudo pericial. “As partes serão intimadas para, querendo, manifestarem-se sobre o laudo do perito, no prazo comum de 15 (quinze) dias, podendo o assistente técnico de cada uma das partes, em igual prazo, apresentar seu respectivo parecer”, diz trecho da decisão.

Destino do lixo

O imbróglio envolve o destino do lixo na capital amazonense. O empreendimento da Marquise estava sendo construído para substituir o atual aterro, no quilômetro 19 da rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara.

No âmbito de um processo movido pelo MP-AM (Ministério Público do Amazonas) há 34 anos, a Justiça estadual determinou, em agosto passado, que a compostagem de lixo no aterro público fosse encerrado em dezembro de 2023. A prefeitura recorreu e pediu mais tempo para solucionar o problema.

A Marquise, que divide com a Tumpex a coleta de lixo na cidade, entrou na briga e defendeu o fim imediato da operação no aterro sanitário de Manaus. A Tumpex afirmou que a Marquise é “suspeita, pois tem interesse no fechamento do atual aterro para que a PMM [Prefeitura de Manaus] seja obrigada a utilizar seu aterro particular”.

Em abril deste ano, a Justiça estadual aceitou proposta de expansão do aterro público e autorizou o funcionamento dele até 2028.

No mesmo mês em que o TJAM decidiu sobre o fim do aterro público, parlamentares da Câmara Municipal de Manaus e da Assembleia Legislativa do Amazonas protestaram contra o aterro privado. Eles alegaram ameaça ao meio ambiente.

Após as críticas, o Ipaam alegou que o empreendimento da Marquise passou por todos os critérios de licenciamento ambiental e estava com a infraestrutura operacional em fase de conclusão.

Leia mais: Novo aterro sanitário em Manaus gera ações na Justiça e críticas de políticos

Notícias relacionadas

Governos estaduais propõem combater facções no sistema prisional

Promotor descarta retorno de policiais presos para carceragem em Manaus

Conselho proíbe inteligência artificial em atividades da educação

TCE-AM apura falhas denunciadas por sindicato em licitação de maternidade

Campanha alerta passageiros sobre atos de indisciplina em voos

Assuntos aterro sanitário, Construtora Marquise S/A, destaque, MPF, perícia
Felipe Campinas 20 de junho de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

presos amazonas
Dia a Dia

Governos estaduais propõem combater facções no sistema prisional

2 de setembro de 2026
O promotor de Justiça, Igor Starling, afirmou que as circunstâncias do motim serão apuradas (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Promotor descarta retorno de policiais presos para carceragem em Manaus

2 de setembro de 2026
Dia a Dia

Campanha alerta passageiros sobre atos de indisciplina em voos

2 de setembro de 2026
Linha de produção da Unilever: projeto de inclusão racial (Foto: Unilever/Reprodução)
Dia a Dia

Anvisa suspende fabricação de produtos de limpeza da Unilever

2 de setembro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?