Dia do aniversário de Manaus também será o dia do macaco

Mobilização em defesa do Sauim de Manaus terá data específica no Amazonas (Foto: Ibama/Divulgação)

MANAUS – No dia do aniversário de Manaus – 24 de outubro – também será celebrado o dia do macaco. Trata-se de data para mobilizar os manauaras sobre a importância da preservação do Sauim de Manaus (Saguinus bicolor), espécie de primata urbano típico das matas nativas da cidade. A instituição do dia específico consta na Lei Estadual nº 4.747, de 3 de janeiro de 2019, sancionada pelo governador Wilson Lima. Nesse dia, conforme a lei, serão desenvolvidas ações educativas para a preservação da espécie.

Essa preocupação deveria ser cotidiana em Manaus, onde predomina um conflito permanente dos habitantes com o meio ambiente. Desmatamento, ocupação e poluição de igarapés são cenas comuns na paisagem manauara. Os macacos, assim como os periquitos da Avenida Ephigênio Salles, tentam sobreviver à selva de pedra e da insensibilidade humana com o meio ambiente.

1 Comentário on "Dia do aniversário de Manaus também será o dia do macaco"

  1. AÇÕES COMO ESSA DEVERIAM SER DIRECIONADAS TAMBÉM PARA OUTROS ANIMAIS DA NOSSA FAUNA.
    É TRISTE VER QUASE TODAS AS NOITES, A PARTIR DAS 23H, OU DURANTE O DIA DEPENDENDO DO MOTORISTA QUE PASSA NA EFIGÊNIO SALES EM ALTA VELOCIDADE E DERRUBA OS PERIQUITOS QUE DORMEM NAQUELAS ÁRVORES DO CANTEIRO CENTRAL DA VIA. NA SEGUNDA FEIRA 7/01/19, POR VOLTA DAS 23h, MAIS DE 20 MORRERAM APÓS 3 CARRETAS CARREGADAS COM MATERIAL NATALINO PASSAR ENCOSTADOS NAS ÁRVORES. POR QUE NÃO ISOLAM PARTE DAQUELA ÁREA A PARTIR DAS 17H.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.