O termo Desejo Ardente remete à paixão, vontade incontrolável e instintiva. Confesso que, na minha rica imaginação, a expressão me fazia pensar em desejo sexual, até ouvir o transbordo de Silvana Alves, parceira no programa 30 Semanas de Meditação, no qual o tema nos foi apresentado. Dalí por diante, virei praticante do Desejo Ardente, aquela vontade de conquistar um objetivo que só te para quando você realiza.
A história de Silvana, que conseguiu realizar dois Desejos Ardentes de uma só tacada, é uma fonte diária de inspiração para mim. E me ajudou a alcançar, no intervalo de um ano, um propósito que, inicialmente, achava que demoraria muito mais tempo: ser promovida a um cargo de liderança e, de bônus, conquistar o Prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa, na categoria regional, no último dia 30 de agosto, em São Paulo.
Há um ano atrás, eu estava na plateia do Prêmio, sonhando em ser reconhecida em minha área. Sabia que merecia. Foi assim que, ao voltar do evento, busquei uma mentoria especializada, a Bússola Executiva, com a qual estou aprendendo a trilhar a rota do meu Grande Sonho de Carreira.
Silvana conta que, quando criança, sonhava em conhecer a Disney, Mickey Mouse e companhia. Adulta, quando a filha mudou-se para os Estados Unidos, onde casou e engravidou, quis estar ao lado dela no momento do parto. “Queria pôr a mão naquela barriga e não pensava em outra coisa, um desejo inegociável de ver meu neto chegar ao mundo e eu ia fazer de qualquer jeito”.
O problema é que a ocasião se dava em meio à pandemia de Covid-19 e os consulados estavam fechados. Católica fervorosa, Silvana, que mora em Cruzeiro, interior de São Paulo, apelou para a fé, se pegou com Deus com quem jura ter uma “relação íntima”, e foi à luta.
Em dezembro de 2021, conseguiu marcar a entrevista no Rio de Janeiro, mas teve o visto negado. Não se deu por vencida.
“A melhor forma de se alcançar o que parece impossível é superar as situações difíceis e as frustrações. Se algo der errado, não desista, arregace as mangas e siga firme no propósito”, ensina.
Numa nova rodada de negociação com Deus, conta que até apelou: “Senhor, faz a tua parte aí, que eu vou continuar fazendo a minha daqui”.
Silvana insistiu e, dessa vez, obteve sucesso de imediato, ouvindo um milagroso ‘Seja Bem Vinda aos Estados Unidos da América’.
Além de estar presente no nascimento do neto, Silvana ganhou um presente inesperado: um passaporte para a Disney da irmã do genro.
Qual a relação entre as duas histórias? Fizemos a nossa parte e o Universo conspirou a nosso favor.
Um dos ensinamentos da CEO da Bússola Executiva, Patrícia Y. Agopyan, é que ‘você pode alcançar tudo o que realmente deseja’, o que é outra forma de descrever o Desejo Ardente.
“Desejo é, ensina Silvana, aspiração, ambição ou necessidade que se quer satisfazer. Vontade de ter, conseguir realizar aquilo que se quer ter. Ardente vem de arder, queimar, algo intenso enérgico, paixão. “As duas palavras, juntas, formam algo tão forte que queima de dentro de você. É uma obrigação de fazer, diferente de vontade”, completa.
O desejo deixa de ser apenas uma vontade quando você tem um propósito e metas claras a serem alcançadas, e quando você está disposto a trabalhar duro para realizá-las.
Então, qual o seu Desejo Ardente?
Roseane Mota é jornalista, formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e aluna do programa mentorado Bússola Executiva. É servidora pública do quadro efetivo do Estado e coordenadora de Comunicação na Unidade Gestora de Projetos Especiais - UGPE, do Governo do Amazonas.
Os artigos publicados neste espaço são de responsabilidade do autor e nem sempre refletem a linha editorial do AMAZONAS ATUAL.