
Da Redação
MANAUS – Desde janeiro de 2022, o pagamento dos servidores estaduais efetivos do Amazonas já inclui um desconto previdenciário maior. A mudança ocorre em virtude do aumento da Gradat (Gratificação de Desempenho de Atividade), sobre a qual incide o desconto para a aposentadoria.
Com a reestruturação em 2021 da Lei nº 3.510, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração no serviço público estadual, houve um acréscimo de 90% a 150% nos proventos. No total, 1.987 servidores de 24 órgãos e instituições do Estado são abrangidos pela lei, que entrou em vigor em janeiro.
Leia mais: Servidores no AM começam a receber aposentadoria com valor maior da Gratificação de Atividade
Antes, junto com o vencimento, os estatutários recebiam a Gata (Gratificação de Atividade Técnico-Administrativa), que representava quase 70% da remuneração e não podia ser incorporada ao vencimento da seguridade. Com isso, ao se aposentar, muitos servidores tinham uma redução considerável na renda, já que a maior parte do valor mensal era proveniente da Gata.
Agora, com a incidência do desconto de 14% da Amazonprev (Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas) sobre o vencimento e mais a Gradat, o valor da aposentadoria subiu. Conforme esclarece a Sead (Secretaria de Estado de Administração e Gestão), por este motivo, o total descontado também é maior.
A Sead orienta que os servidores com eventuais questionamentos sobre alterações nos descontos na folha de pagamento devem procurar o setor de pessoal do órgão em que atua ou a própria Sead.
A secretaria fica na Avenida Constelação, Conjunto Morada do Sol, Aleixo, zona centro-sul de Manaus. O e-mail para contato é [email protected] e os telefones são (92) 3182-2808 / 3182-2869.
A Amazonprev também disponibiliza os canais de comunicação ao público pela central de atendimento (3627-3401 e 3627-3421), fale conosco (3627-3424) e e-mail [email protected].