
Da Redação
MANAUS – O MPF (Ministério Público Federal) instaurou inquérito civil para apurar a falta de fornecimento de fraldas para idosos e de alimentação especial para pessoas com deficiência que se alimentam por sonda no sistema público de Saúde do Amazonas. O inquérito consta na Portaria n° 56/2019, publicada no diário eletrônico do MPF na edição desta segunda-feira, 7.
De acordo com a procuradora Bruna Menezes da Silva, as respostas apresentadas até o momento indicam que até o mês de maio faltavam diversos itens relacionados a nutrição enteral na Cema (Central de Medicamentos do Amazonas). Além disso, conforme Silva, não houve esclarecimentos por parte da Susam em relação a possíveis medidas para sanear o problema.
A Susam informou que sete mil unidades de alimentação enteral infantil (equivalente a 1,5 toneladas) chegaram na Cema no último dia 28 de setembro e que a quantidade é suficiente para as demandas do mês de outubro. Segundo a secretaria, o carregamento maior, com quantidade para mais dois meses, chegará via transporte rodofluvial em trajeto que leva 30 dias. Ainda de acordo com a Susam, está prevista para quinta-feira, 10, a chegada das fraldas geriátricas.
De acordo com a secretaria, a carga emergencial de alimentação enteral foi transportada pela Força Aérea Brasileira, por meio do Esquadrão Condor, que utiliza a aeronave C-99 para transporte aerologístico. Essa mesma aeronave realizava também a missão de interiorização de refugiados venezuelanos para a cidade de Cuiabá (MT), em uma das fases da Operação Acolhida.
A compra foi feita diretamente com o fabricante, no Sudeste do país, depois que o fornecedor local não conseguiu fazer as entregas.