
Do ATUAL
MANAUS — As escolas Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (a 86 quilômetros de Manaus) e Isaías Vasconcelos, em Iranduba (a 27 quilômetros da capital), receberam a cartilha “Perguntas e Respostas sobre Violência Doméstica para Jovens e Adolescentes.
A publicação foi elaborada pela desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, ouvidora e coordenadora é da Coordenadoria da Mulher do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), e adotada como instrumento de orientação e educação preventiva sobre violência contra a mulher.
A distribuição nas escolas é fortalecer a rede de proteção e à disseminação de conhecimento para que mais jovens estejam preparados para reconhecer e combater esse tipo de violência.
O conteúdo da cartilha inclui orientações sobre como identificar vítimas de violência doméstica e as entidades para pedir ajuda. Conforme Maria das Graças, a iniciativa busca enfrentar à violência ao estimular a reflexão e o protagonismo dos adolescentes sobre uma cultura de respeito.
A cartilha tem 48 páginas e contém informações sobre a legislação referente ao tema de violência, como a Lei n.º 11.340/2006 e a Lei n.º 14.344 /2022 e sua aplicação, incluindo as medidas protetivas de urgência.
A cartilha no formato online pode ser acessada clicando aqui.