
Do ATUAL
MANAUS – A fumaça de incêndios em áreas não protegidas piorou a qualidade do ar que atingiu o nível mais crítico em dez municípios do Amazonas neste sábado (17). A Defesa Civil do Estado, com base em dados do Cemoa (Centro de Monitoramento de Eventos Adversos), emitiu três alertas de severidade máxima para áreas urbanas da Manaus e do interior. Sensores registrarem concentração de material particulado fino (MP2,5) acima de 125 µg/m³ em 24 horas.
O primeiro alerta, de nº 2531/2026, ocorreu às 6h30 e abrangeu as áreas urbanas de Maués, Manaquiri, Itacoatiara e Parintins. Segundo a Defesa Civil, a medição foi feita na madrugada deste sábado. Esse alerta tinha validade até as 8h, mas os demais emitidos na sequência indicam que a poluição do ar atinge outras regiões.
Às 7h40 foi aberto o alerta nº 2532/2026 para a área urbana de Manaus, com validade até as 8h de domingo (18). Logo depois, às 8h, o alerta nº 2533/2026 incluiu Urucurituba, Autazes, Iranduba e Nova Olinda do Norte, também válido até as 8h de domingo.
Riscos à saúde
Nesse patamar, a qualidade do ar é classificada como “péssima”. De acordo com a Defesa Civil, toda a população pode apresentar sérios riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares. No caso de Manaus e dos municípios do interior, há ainda o aumento do risco de mortes prematuras entre pessoas de grupos sensíveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Iranduba e Manaquiri fazem parte da região metropolitana e do entorno de Manaus, enquanto Itacoatiara, Autazes, Urucurituba e Nova Olinda do Norte ficam em áreas de rios e estradas por onde a fumaça costuma se espalhar. Parintins e Maués, no Baixo Amazonas, completam a lista de localidades afetadas.
