O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Briga no PSOL do Amazonas tem xingamentos e empurra-empurra

3 de julho de 2022 Política
Compartilhar
Reunião do PSOL para definir candidatura terminou em confusão (Foto: Reprodução)
Reunião do PSOL para definir candidatura terminou em confusão (Foto: Reprodução)
Por Teófilo Benarrós de Mesquita, da Redação

MANAUS – Terminou em confusão a reunião do PSOL na noite de sábado (2) para decidir sobre os rumos do partido na eleição de 2022. O evento ocorreu no Salão dos Espelhos do Rio Negro, na Rua Epaminondas, centro da capital amazonense. No tumulto, além de empurra-empurra, agressão e gritaria, uma cadeira foi arremessada.

O presidente do Rio Negro, Jefferson Oliveira, disse que alugou o espaço para o evento, mas não houve prejuízo no salão da sede do clube, tombado como Patrimônio Histórico.

De acordo com Mena Bianca, tesoureira do PSOL, a reunião ocorreu em cumprimento a uma resolução da Executiva Nacional que determinou que a escolha dos candidatos deveria ser deliberada e decidida por meio de reunião do Diretório Estadual.

“No entanto, de forma arbitrária, a atual presidente decidiu ignorar tal decisão e chamar para votação os filiados, a maioria da base aliada da mesma. Ocorre que os membros do diretório requeriam que houvesse votação do diretório para decidir entre prévias ou conferência eleitoral”, disse Bianca.

O ATUAL tentou falar com a presidente, Rosilane Almeida, mas ela não respondeu às ligações e nem mensagens.

A tesoureira afirma que o tumulto começou quando Luiz Carlos Marques, um dos pré-candidatos ao Senado, desligou o microfone durante uma parte do debate. A filiada Fernanda Fernandes se dirigiu a  Marques e solicitou que o microfone fosse ligado, de acordo com o relato de Bianca.

Fernanda disse que registou denúncia à Polícia Civil, mas o ATUAL não teve acesso ao documento.

“No momento que a suplente Victoria Nogueira, que ocupava o cargo de secretária geral, iniciou o argumento pra garantir que o diretório pudesse deliberar, a mesma teve seu microfone cortado pelo pré-candidato Luiz Carlos Marques”, afirmou Bianca.

Marques afirma que foi agredido. “É só ver o vídeo. Eu levo um soco”. Ele diz que quando foi confrontado, colocou as mãos na cintura e perguntou à Fernanda: “Qual o problema?”. Para a reportagem, Marques disse que o microfone sem fio falhou, problema de bateria e pilhas, “algo comum de acontecer quando se usa esse tipo de equipamento”.

Luiz Carlos, que foi vereador em Manaus pelo antigo PPS, disse que foi agredido com um murro. “Passei o domingo reunido com nossos advogados e vamos tomar as providências. Isso não vai ficar assim. Fui agredido”. Marques identificou como “Professor Gevaldo” o filiado que arremessou a cadeira contra ele.

Para Mena Bianca, “tal movimentação de desrespeito às instâncias partidárias se origina da correlação de forças, onde o grupo que está a praticar atitudes autoritárias segue em desvantagem numérica para aprovar os nomes de seus pré-candidatos ao pleito eleitoral de 2022”.

“A polêmica sobre prévias ou conferências, deveria ser decida por voto dos dirigentes estaduais, sendo este a instância máxima estadual do partido”, completa.

Marques disse que a confusão se deu porque na hora do credenciamento de nomes para avaliação, o grupo que ele disse ser da corrente Primavera Socialista descobriu que a pré-candidata Nathalia Demes sequer está filiada ao PSOL do Amazonas. E diz que numa democracia progressista de esquerda, “cabe aos filiados escolher os candidatos”.

De acordo com a tesoureira, a reunião foi encerrada após a confusão. “Treze de quinze membros do diretório foram expulsos do local da reunião, de forma violenta e agressiva”, disse Mena Bianca.

Marques disse que a corrente adversária tem apenas esses nomes para habilitar ao pleito. “Éramos mais de cinquenta presentes, contra os 13 da corrente adversária”.

“A corrente Fortalecer tem nomes para Governador [Marcelo Lima, que usa o nome político de Marcelo Amil], vice-governador, Senador [o próprio Luiz Carlos], com suplentes, 15 pré-candidatos a deputados estaduais e chapa completa para Federal, em Federação com a Rede”.

Na eleição municipal de 2020 o PSOL lançou candidatura coletiva, registrada no nome da então filiada Michelle Andrews. Com o nome de urna Michelle da Bancada Coletiva, o grupo obteve 7.662 votos, a quinta melhor votação do pleito, mas o PSOL não alcançou o quociente eleitoral, que define o número de eleitos por partido.

Em março de 2022 o grupo que comandou a candidatura coletiva, intitulado Movimenta Amazônia Socialista, saiu da sigla, sob o argumento que o PSOL “não possuía um projeto político e social para o Amazonas” e que a proposta sofria boicote interno.

Luiz Carlos Marques afirma que o PSOL tem um pequeno grupo, “de 7 integrantes”, que por serem fundadores dificultam novos rumos para o partido.

“Na última eleição, a bancada coletiva teve a quinta melhor votação em Manaus, mas o partido não alcançou o quociente eleitoral. Esse grupo de fundadores não permite o progresso do partido”.

“O PSOL tem apenas três diretórios municipais reconhecidos, de Tefé, Itacoatiara e Santa Isabel do Rio Negro. Os três diretórios apoiam as candidaturas majoritárias do nosso grupo – Marcelo Amil e Luiz Carlos Marques”, diz Marques.

Notícias relacionadas

Congresso analisa veto de Lula e pode liberar doações durante a campanha eleitoral

Pesquisa Action mostra Omar à frente e 3 empatados tecnicamente no 2º lugar

Roberto Cidade muda slogan do governo para ‘A força da nossa gente’

Câmara ‘premia irregularidades’ e favorece desinformação, afirma Transparência Brasil

Polícia cumpre 26 mandados de prisão no combate a agiotagem e extorsão em Manaus

Assuntos agressão, manchete, Psol
Redação 3 de julho de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

Pesquisa Action mostra Omar à frente e 3 empatados tecnicamente no 2º lugar

20 de maio de 2026
Nas primeirs horas da operação, um comboio com sete policiais civis chegou à Delegacia-Geral em Manaus (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Dia a Dia

Polícia cumpre 26 mandados de prisão no combate a agiotagem e extorsão em Manaus

20 de maio de 2026
suframa
Economia

Fiesp alega na Justiça que benefício da ZFM pode tirar indústrias de outros estados

19 de maio de 2026
Presidente Lula lidera em cenários eleitorais e Flávio Bolsonaro é o melhor posicionado da direita (Fotos: Ricardo Stuckert/PR e Agência Senado)
Política

Lula sobe para 47% e Flávio Bolsonaro cai para 34,3%, mostra pesquisa

19 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?