O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Brasileiro vê ligação entre mudanças climáticas e tragédia no RS

9 de maio de 2024 Dia a Dia
Compartilhar
Chuvas deixaram ruas alagadas no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução / Instagram / Eduardo Leite)
Chuvas deixaram ruas alagadas no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução / Instagram / Eduardo Leite)
Por Leonardo Zvarick, do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – A pesquisa do instituto Quaest divulgada na quinta-feira (9) aponta que 99% dos brasileiros enxergam relação entre mudanças climáticas e as enchentes no Rio Grande do Sul. O levantamento ouviu 2.045 pessoas, em 120 municípios, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A maioria dos entrevistados (64%) respondeu que a tragédia está “totalmente” ligada às mudanças climáticas, enquanto 30% disseram que “em parte” e 5% que “um pouco”. Apenas 1% não enxergaram ligação.

As enchentes possuem ligação com as mudanças climáticas? Veja respostas ao questionário da Quaest

Sim, totalmente: 64%

Sim, em partes: 30%

Sim, um pouco: 5%

Não tem ligação nenhuma: 1%

A pesquisa também avaliou o nível de responsabilidade das autoridades na percepção dos entrevistados. O resultado mostra que o governo do Rio Grande do Sul tem o maior nível de responsabilidade pelo ocorrido: 68% disseram que o governo tem muita responsabilidade na tragédia, enquanto 20% disseram haver pouca responsabilidade e 12% nenhuma.

Quanto às prefeituras, 64% dos entrevistados responderam que o nível de responsabilidade é alto. Uma parcela de 20% considera que as administrações municipais são pouco responsáveis pelo ocorrido, enquanto 16% disseram que não há qualquer responsabilidade.

Para os entrevistados, o governo federal tem menor nível de responsabilidade entre as demais autoridades. Ainda assim, a opinião de que há “muita responsabilidade” foi majoritária: 59%. Para 24% da amostragem, o nível de responsabilidade do Governo Federal é pouco, e para 17% é nulo.

Qual é o nível de responsabilidade do Governo Estadual na tragédia do RS? Veja respostas ao questionário da Quaest

Muita responsabilidade: 68%

Pouca responsabilidade: 20%

Nenhuma responsabilidade: 12%

Qual é o nível de responsabilidade das prefeituras na tragédia do RS? Veja respostas ao questionário da Quaest

Muita responsabilidade: 64%

Pouca responsabilidade: 20%

Nenhuma responsabilidade: 16%

Qual é o nível de responsabilidade do Governo Federal na tragédia do RS? Veja respostas ao questionário da Quaest

Muita responsabilidade: 58%

Pouca responsabilidade: 24%

Nenhuma responsabilidade: 17%

Outro ponto abordado pela Quaest foi a atuação das autoridades no enfrentamento à tragédia. Entre os entes federativos envolvidos, a Prefeitura de Porto Alegre foi a melhor avaliada pelos entrevistados: 59% consideraram positiva a atuação, enquanto 28% avaliaram como regular e 13% como negativa.

Em relação ao Governo do Rio Grande do Sul, a pesquisa aponta avaliação positiva por 54% da população. A atuação do Estado foi considerada regular por 26% dos entrevistados e negativa por 20%.

Quanto ao Governo Federal, 53% dos entrevistaram disseram ser positiva a atuação, enquanto 24% avaliaram como regular e 23% negativamente.

Como você avalia a atuação da Prefeitura de Porto Alegre no enfrentamento da tragédia no RS? Veja respostas ao questionário da Quaest

Positiva: 59%

Regular: 28%

Negativa: 13%

Como você avalia a atuação do Governo Estadual no enfrentamento da tragédia no RS? Veja respostas ao questionário da Quaest

Positiva: 54%

Regular: 26%

Negativa: 20%

Como você avalia a atuação do Governo Federal no enfrentamento da tragédia no RS? Veja respostas ao questionário da Quaest

Positiva: 53%

Regular: 24%

Negativa: 23%

A maior tragédia climática do Rio Grande do Sul já deixou ao menos 107 mortos e 136 desaparecidos. Em todo o Estado há cerca de 165 mil desalojados e 67 mil pessoas em abrigos públicos. Segundo a Defesa Civil estadual, 425 dos 497 municípios gaúchos foram afetados pelos temporais.

Notícias relacionadas

Ciência não é futebol, não dá para escolher um lado, diz divulgador científico

Aplicativo do Bolsa Família tem novas funções para facilitar acesso

Homem bêbado furta caminhonete, atropela motociclista e destrói muro

Programa Opera+ Amazonas intensifica cirurgias dermatológicas

Aliados de Lula visitam local onde será o Porto da Manaus Moderna

Assuntos enchentes, mudanças climáticas, Quaest, Rio Grande do Sul
Cleber Oliveira 9 de maio de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Seca de 2023 no município de Benjamin Constant, no Alto Solimões - (Foto: Divulgação/Defesa civil)
Dia a Dia

Eventos climáticos extremos no Amazonas geram mais prejuízos

13 de maio de 2026
Bombeiros retiram corpo de morador de escombos em Juiz de Fora: desastre causado por chuvas intensas (Foto: Tomaz Silva/ABr)
Dia a Dia

Desastres climáticos afetaram 336.656 pessoas no Brasil em 2025

27 de fevereiro de 2026
MPF alega que área de contrato de crédito de carbono está sobreposta a terras indígenas (Foto: Marcus Biazatti/Idesam)
Dia a Dia

Governo institui programa de justiça climática em terras indígenas

26 de fevereiro de 2026
Restos de telhado espalhados em campo: tornado e chuvas intensas (Foto: Defesa Civil-RS/Divulgação)
Dia a Dia

Tornado destrói e destelha casas em Farroupilha, no Rio Grande do Sul

24 de dezembro de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?