MANAUS – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Bosco Saraiva (PSDB), disse, na manhã desta segunda-feira, 24, que pretende discutir com os colegas a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o dia 9 de dezembro. Regimentalmente, o processo está previsto para a última sessão ordinária de dezembro, marcada para o dia 18.
Bosco Saraiva disse que pretende conduzir com tranquilidade a transição, com a presença de todos os vereadores, antes de entregar o cargo para o seu sucessor. “Seria um conforto para mim passar a Casa nas questões administrativas e legislativas para a nova Mesa Diretora de forma antecipada”, disse.
Bosco fez questão de deixar claro que a decisão de antecipar as eleições da Mesa Diretora será discutida e decidida pelo plenário do Poder Legislativo Municipal, pela maioria, tendo em vista que existem vereadores que já manifestaram sua posição pela realização da eleição na última sessão, em cumprimento ao regimento interno, como defendeu, nesta segunda-feira, o vereador Plínio Valério (PSDB).
Bosco Saraiva informou que vai participar ativamente do processo de escolha do novo presidente, porque tem compromisso com o seu mandato de vereador e vai cumpri-lo até o último dia — 31 de janeiro do ano que vem. “Faço parte da bancada do PSDB, sou instrumento do PSDB na Casa e, portanto, estarei participando ativamente da reunião da bancada da base que vai definir quem será o sucessor à Mesa Diretora”. Ele deixa a Câmara Municipal para assumir o mandato de deputado estadual, para o qual foi eleito nas eleições de outubro.
Ao falar com os jornalistas, o presidente não quis arriscar nomes de candidatos à Presidência. Disse apenas que dezembro é tempo de colher o nome e a composição da nova mesa. “Ainda estamos em novembro, evidentemente que o nome passa pela discussão com o prefeito (Arthur Virgílio Neto – PSDB), porque ele vai participar ativamente do processo, até porque o novo presidente da Câmara será diretamente seu vice, seu substituto nos próximos dois anos, em razão da vacância na vice-prefeitura”, afirmou.
O nome do novo presidente, como explicou Bosco, deve sair dentre os vereadores que fazem parte da base do prefeito na Câmara. Quanto ao seu candidato, afirmou que apoiará àquele que for o escolhido da base do prefeito.