Do ATUAL
MANAUS – O médico Isaac Tayah (DC) assumiu o cargo de vereador na tarde desta sexta-feira (5), no gabinete da presidência da CMM (Câmara Municipal de Manaus). Parlamentar municipal por seis mandatos consecutivos, entre 1997 e 2020, Tayah ingressou com quatro Ações de Investigação Judicial Eleitoral contra partidos que tiveram candidatas com votação zero na eleição de 2020: Republicanos, Patriota, Partido Verde e PTC (Partido Trabalhista Cristão).
No dia 12 de março deste ano o TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) julgou procedente a ação contra o antigo PTC (atual Agir36) e anulou os votos dados aos candidatos e candidatos da sigla. Com a decisão, Peixoto perdeu o mandato.
Leia mais: Câmara de Manaus oficializa perda de mandato do vereador Peixoto
A anulação dos votos dos candidatos e candidatas levou a recontagem dos votos e redistribuição de vagas, conforme novo quociente eleitoral, com base nos votos válidos. Houve apenas uma alteração, com o DC herdando a vaga que o PTC/Agir 36 perdeu.
Isaac Tayah, o segundo colocado do DC com 2.978 votos, assume o cargo de forma definitiva, até 31 de dezembro deste ano. Ele teve 20 votos a mais que o terceiro colocado do partido, Stones Machado.