Do ATUAL
MANAUS – O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro disse em Manaus, nesta terça-feira (15), que “se escolher errado vai para o buraco”. A declaração foi em apoio ao deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que disputa o 2º turno na eleição para prefeito da capital amazonense com o atual gestor, David Almeida (Avante). No primeiro turno, Almeida teve 32,16% dos votos e Alberto ficou com 24,94%.
“Escolhas erradas todos pagam o preço. E as escolhas de vocês vão passar por aqueles que vocês escolherem agora no próximo dia 27 (segundo turno). Escolher o capitão Alberto, vamos para direita. Escolher o Pinóquio manauara [se referindo a David Almeida], vai para o buraco. Vejam quem está do nosso lado e quem está do lado de lá. O PT está aonde? Do Outro lado. Já é um sinalizador que o outro lado não está certo”, discursou Bolsonaro.
O ex-presidente defendeu as escolas cívico militares em Manaus. Ele disse que se Alberto Neto for eleito, haverá mais creches cívico militares na capital. Bolsonaro disse que Manaus é a terra do povo e que o mundo está de olho na capital amazonense. “Aqui [Manaus] é um símbolo para o mundo. O mundo está de olho no Amazonas, em Manaus, mas não é para nosso bem não. É para que nós continuemos não investindo para libertar esse povo”.
Bolsonaro disse que os velhos políticos não fizeram nada por Manaus. “O que os velhos políticos, a grande maioria, fizeram por vocês? Nada”. O ex-presidente falou sobre as más escolhas realizadas e sobre a Zona Franca de Manaus.
“Escolher um mal governador, presidente, prefeito, todos vão pagar a conta disso. Gerei impostos federais dos combustíveis, reduzimos o IPI da mais de 4 mil produtos”, declarou o ex-presidente. A redução do IPI afetou diretamente o Amazonas, quer perdeu arrecadação do imposto.
LEIA MAIS: Decreto de Bolsonaro que reduz IPI ‘fere de morte’ a Zona Franca de Manaus
Na época, o atual prefeito David Almeida criticou Bolsonaro e atribuiu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a responsabilidade pelos decretos assinados pelo então presidente que afetaram a Zona Franca de Manaus.
LEIA MAIS: ‘Bolsonaro está sendo enganado’ e ‘Paulo Guedes é um imbecil’, diz prefeito de Manaus
David Almeida disse em entrevista após o resultado do primeiro turno que não pretende polarizar com Alberto Neto. Almeida disse também que ele é tão de direita quando o candidato de Bolsonaro. David reconhece a força do bolsonarismo em Manaus.
LEIA MAIS: Alberto quer 2º turno polarizado, David prefere ideias a ideologia