Do ATUAL
MANAUS – Na disputa do segundo turno em Manaus, o prefeito David Almeida (Avante), que disputa a reeleição, e o deputado federal Alberto Neto (PL) têm estratégias opostas de campanha. Alberto Neto pretende vincular David como candidato da esquerda vinculado ao presidente Lula, enquanto o parlamentar afirma ser o representa da direita e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Manaus é de direita, Manaus é conservadora. Manaus deu 60% dos votos para Bolsonaro [na eleição de 2022] e nós vamos sair vitoriosos dessa eleição”, disse em entrevista coletiva no início da noite deste domingo (6).
“A eleição está muito bem dividida. Você tem um candidato que é o atual prefeito, que é da chapa do Omar Aziz, do Eduardo Braga [senadores], que são os líderes do Lula. Então, é Lula de um lado e o time Bolsonaro do outro”, afirmou.
O resultado do primeiro turno, segundo Alberto Neto, não o surpreendeu. “A vontade do povo tem que prevalecer. Não adianta comprar voto. Não adianta querer fugir do debate. O povo está de olho. O povo manauara não é idiota e ele está dando a resposta. Nós conseguimos crescer bastante”, disse.
Sem ideologia e polarização
David Almeida disse que não pretende polarizar com Alberto Neto. Em pronunciamento no início da noite deste domingo, o prefeito disse que sua campanha havia detectado o crescimento do deputado na reta final da eleição. “E isso acendeu o alerta porque os resultados das pesquisas não estavam retratando o que as ruas diziam. O resultado é esse aí”, disse.
David reconhece a força do bolsonarismo em Manaus. “O Bolsonaro tem uma força muito grande na cidade de Manaus e isso é inegável. Mas agora zera e nós vamos partir para novas estratégias. Eu chego em uma condição muito boa, de boa aprovação, boa votação, e agora a gente vai debater no campo das ideias as soluções para os problemas da cidade de Manaus e mostrar para o eleitor qual é a melhor opção e a melhor opção é continuar no caminho certo do David”.
Sobre a provocação do adversário de vinculá-lo ao presidente Lula, Almeida respondeu: “Bolsonaro não é candidato a prefeito e o Lula não é candidato a prefeito de Manaus. Vamos deixar essa discussão ideológica para 2026. Ele (Alberto Neto) não é mais de direita do que eu, porque do jeito que ele apoiou o Bolsonaro eu também apoiei”.
Indagado se buscaria apoio do governador Wilson Lima, o prefeito disse: “Estamos muito bem da forma que estamos e vamos conservar com os outros candidatos”.
David Almeida agradeceu o eleitorado pelo apoio. “É uma honra, um privilégio disputar uma eleição de primeiro turno e chegar contra adversários qualificados, máquinas, padrinhos políticos, e eu que tenho como padrinho Deus, e chegar ao segundo turno na cidade onde eu nasci, estou muito feliz”.
“Agora a eleição muda, ela vira um plebiscito, e vamos trabalhar no campo das ideias e das propostas e soluções para a cidade de Manaus”, afirmou.
Números finais
Encerada a apuração da eleição para prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que disputa a reeleição, obteve 354.596 votos (32,16%). Capitão Alberto Neto (PL) ficou com 275.063 (24,94%). Amom Mandel, 210.643 (19,10%); Roberto Cidade, 187.566 (17,01%); Marcelo Ramos, 66.428 (6,03%); Wilker Barreto, 7.273 (0,66%); Gilberto Vasconcelos, 1.064 (0,10%).