O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Arthur também terá um secretário extraordinário na prefeitura

1 de abril de 2015 Política
Compartilhar
O secretário chefe da Casa Civil, Márcio Noronha, entrega o projeto de lei de reforma administrativa para o presidente da Câmara Municipal, Wilker Barreto (Foto: Robervaldo Rocha/CMM)
O chefe da Casa Civil, Márcio Noronha, entrega o projeto de lei de reforma administrativa para o presidente da Câmara Municipal, Wilker Barreto (Foto: Robervaldo Rocha/CMM)

MANAUS – A exemplo do governo do Estado, a proposta de reforma administrativa que o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) encaminhou à Câmara Municipal de Manaus, na manhã desta quarta-feira, 1º, prevê a criação do cargo de secretário extraordinário do Poder Executivo. De acordo com o chefe da Casa Civil do município, Márcio Noronha, o ocupante do novo cargo terá a função a formatação de projetos especiais para captação de recursos para a Prefeitura de Manaus.

Nesta terça-feira, o governador José Melo deu posse ao ex-procurador-geral de Justiça Francisco Cruz no cargo de secretário extraordinário de Relações Institucionais. O cargo também foi criado na reforma administrativa implementada pelo governo do Estado no mês passado. Além de Francisco Cruz, Melo mantém outros quatro secretários extraordinários.

Uma das críticas que se faz à administração de Arthur Virgílio na prefeitura é exatamente a de falta de projetos para grandes empreendimentos na cidade. No final do ano passado, por exemplo, uma representante do Ministério das Cidades disse em um evento em Manaus que não havia qualquer projeto do município para receber investimentos do governo federal. Desde que o prefeito assumiu o comando da Prefeitura, reclama que a presidente Dilma Rousseff não libera recursos para obras na cidade.

Sobre o nome que ocupará a nova pasta, o secretário Márcio Noronha disse que ele deve ser conhecido nos próximos dias, mas afirmou que vai ser “alguém que tem experiência para cuidar desse tipo de assunto”.

Mudanças

Na reforma administrativa serão extintas cinco secretarias e uma autarquia. A Secretaria de Governo, que desde o fim do ano passado foi desativada, será extinta e as funções dela ficarão com a Casa Civil. Também ficarão com a Casa Civil o controle do Manausmed (Serviço de Assistência à Saúde do Servidor Público do Município de Manaus) e da Secretaria Municipal do Centro.

A Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semtrad) serão vinculadas à Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Feiras (Semtef).

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que nunca teve titular na gestão de Arthur, será vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh). Com a mudança, a sigla ganha mais um “m”, e passa a se chamar Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Assistência Social e Diretos Humanos (Semmasdh), hoje comandada pela primeira-dama Goreth Garcia Ribeiro.

Tramitação

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), informou que a matéria será deliberada pela Casa na próxima segunda-feira, 6. Em seguida, o projeto passará pelas Comissão de Constituição , Justiça e Redação; Comissão de Finanças; e Comissão de Serviço Público. A expectativa é de que, na semana subsequente (que começa no dia 13) o projeto seja votado em plenário.

Notícias relacionadas

Juristas avaliam que conversas entre Vorcaro e Moraes configuram ‘promiscuidade’

Mendonça defende que plenário do STF analise diálogos de Moraes com Vorcaro

Propostas de candidatos para mulheres não incluem a política

Vorcaro consultou Moraes sobre possibilidade de escapar da Operação Compliance Zero

David diz que Rotta ‘não faz falta’ e que grupo de Cidade e Wilson é fraco

Assuntos Arthur Virgilio Neto, CMM, projeto de lei, reforma administrativa, secretário extraordinário
Valmir Lima 1 de abril de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Dia a Dia

Prefeitura propõe R$ 3 milhões para bancar micro-ônibus em Manaus

26 de agosto de 2026
Vice-presidente Jander Lobato informou que Rosinaldo Bual está autorizado a participar das sessões remotamente (Foto: WhatsApp/reprodução)
Política

Vereador suspeito de rachadinha registra presença virtual e não participa de sessão

17 de agosto de 2026
Professora da rede municipal de Educação ensinando leitura e interpretação de texto aos alunos (Foto: Ulisson Santos/Semed)
Dia a Dia

Vereador propõe fim da aprovação de alunos sem desempenho mínimo

13 de agosto de 2026
Prefeitura cria novos cargos para a Secretaria Municipal de Saúde, incluindo instrutor de dança (Foto: Semcom/Divulgação)
Dia a Dia

Projeto sobre novos cargos na Saúde municipal inclui instrutor de dança

3 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?