Por Felipe Campinas, do ATUAL
MANAUS – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) defendeu a instalação dos medidores aéreos de energia elétrica no Amazonas e pediu, nesta quinta-feira (31), para que o imbróglio sobre o uso dos equipamentos seja decidido pela Justiça Federal. Com base na solicitação da agência, a Amazonas Energia pediu a revogação da liminar que proíbe a instalação do novo sistema.
A agência pediu para entrar no caso como assistente simples da Amazonas Energia, sob alegação de que o tema “interfere na autonomia regulatória” dela. A agência regulamenta os serviços de energia elétrica no país.
Segundo a Aneel, “a possibilidade de adoção de medição externa – em que se enquadra o SMC – por todas as distribuidoras do país está prevista” em resolução editada por ela. “A concessão da liminar teria o efeito de limitar a aplicação de uma resolução normativa da Aneel, ferindo uma competência conferida ao Órgão Regulador por legislação federal”, alega a agência.
A Aneel também afirmou que promoveu fiscalização e não encontrou irregularidades nos medidores da Amazonas Energia, e que a mesma conclusão teve uma inspeção do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas) em 57 unidades.
Para a Aneel, proibir a distribuidora de adotar tecnologia para combater “alarmante nível de perdas não técnicas de sua área de atuação” coloca em risco a própria sustentabilidade econômico-financeira da concessão.
Após o pedido da Aneel, a Amazonas Energia pediu a revogação da decisão que proibiu a instalação dos equipamentos.
“Requer a Vossa Excelência que torne sem efeito todos os atos praticados por este i. Relator, determinando a remessa imediata dos autos ao Juízo de primeiro grau da Justiça Federal do Amazonas, para que aquele Juízo decida acerca da manutenção ou não dos atos praticados em primeiro grau, dando prosseguimento ao feito”, disse a Amazonas Energia.
O caso será analisado pelo relator, desembargador Lafayette Vieira Júnior.
A ação que resultou na proibição da instalação dos medidores aéreos foi ajuizada pela DPE-AM (Defensoria Pública do Amazonas) após diversas reclamações de moradores. E vale até o fim da discussão da questão no Judiciário.
A Defensoria alegou risco de lesão aos consumidores diante da insegurança do tipo de medição de energia. Sustentou ainda risco de “lesão financeira” à própria empresa, que teria que retirar todos os equipamentos instalados, caso o Tribunal decidisse pela ilegalidade dos equipamentos.
O problema nunca foi os medidores e sim os “cidadãos” que não querem pagar energia… Querem usufruir, mas não querem ter responsabilidades, tornando mais cara a energia para quem paga.
Se a concessão de energia no Amazonas fosse gerido por um grupo totalmente privado como acontece no Pará esses medidores já estavam todos no lado externo. A medição pertence a concessionária por isso ela instala onde é mais conveniente.
“A agência pediu para entrar no caso como assistente simples da Amazonas Energia”
UmA instituição pública de regulação e fiscalização não deveria tomar partido do ente regulado, isto é muito estranho.
esses Medidores smc são um roubo a população Amazonense existe muitas percas até a casa do clientes e essas percas só quem vai pagar é o contribuinte então essa bosta não deve ser instalados e a Anel não deve se meter nessa questão
Esse grupo que estar a frente da Manaus Energia não tem credibilidade. Como exemplo a nossa gasolina a segunda mais cara do país.
Desde de que permita ao cidadão ter como controlar seus gastos, pois a medição pode pertences a concessionária, mas o consumo pertence ao consumidor.
E a questão estética não tem importância para os senhores?
A fiação clétrica é tão feia que mal permite as pessoas verem o espaço aéreo na rua. Uma verdadeira teia de aranha. É como um eletricista vir fazer um serviço de eletricidade na sua casa e passa os cabos pelo meio da sala. Dá para aceitar um serviço nesse padrão?
Impedir que o consumidor tenha acesso ao medidoe é inconstitucional, com o medidor aéreo somente funcionarois da empresa terão acesso ao medidor o consumidor tem acesso apenas a um visor que é colocaso em sua mureta. O consumidor não pode conferir se e apenas a sua energia que esta passando pelo seu medidor uma vez que o medidor fica no alto do poste. A concessionária não pode impedir que o consumidor tenha acessoao seu medidor. A concessionária deve punir apenas aqueles que furtam energia. Com a instalação do medidor aéreo todos os consumidores estão sendo pinidos.
Conversa fiada.o consumidor tem sim como medir. Ele quer é roubar mesmo.
Vc paga a conta do seu telefone do mesmo jeito. O medidir fica instalado lá na operadora e vc nunca conferiu nada.
Insconstitucional só o STF.
Realmente, enquanto as grandes cidades tem suas fiações subterrâneas e tantas outras em processo como é o caso de São Paulo. Mas Manaus vai na contramão, no bairro do Parque 10 que é considerado um bairro nobre ficou pior que invasão, a espessura da fiação utilizada é exageradamente grande e o bairro nobre ficou com cara de invasão. Hahaha.
É claro que vai acompanhar, e em tempo real. Isso cansa de ser divulgado pela distribuidora na TV, Rádio e Internet. Agora um coisa que consumidor nunca faz é acompanhar seu consumo, mesmo ele estando a disposição.
Isso é uma farsa mano para confundir os menos informados. O consumidor precisa conferir em tempo real no seu medidor e não através de um visor. O condumidor irá pagar pelo consumo do seu medifor e precisa ter a certeza que somente sua energia está passando pelo seu medidor. Isso a concessionária tenta impedir.
Minha colocação, o mesmo direito que a concessionária tem de ter acesso so medidor o consumidor precisa ter, isso é direito do consumidor garantido pir lei Porque a concessionária quer ter o direito de acesso ao medidor e quer retirar esse direito do consumidor. Muito estranho isso. O consimidor vsi pagar no escuro, so com im tal de visor. O consumidor precisa pagar sua conta conferindo pelo seu medidor.
É um absurdo a DPE argumentar que não tem como o usuário visualizar seu consumo, pois existe um display instalado que mostra em tempo real o consumo. A única diferença é que a medição não fica ao alcance do usuário, para minimizar as fraudes, o problema é um fraudador puxar do vizinho achando que tá roubando da companhia. Em resumo, a culpa é do fraudador!
A empresa está errada ao punir inúmeras pessoas por causa de fraudes dos outros ou seja o famoso gato.
Nós pagamos a energia das invasões com o nosso consumo, com a alta tarifa cobrada, por causa dessas perdas, pergunto pq não ir nas invasões e cobrar o consumo dessas pessoas?
Pq só a Amazonas energia cai ter acesso ao consumo lá no céu, e que coisa horrorosa está fiação e as caixas que vivem pegando fogo.
A pergunta q não quer calar, quem está por trás disso tudo??? Adivinhem Dudu cadeirudo sócio majoritário da empresa, votem nele de novo hahaha
Problema é pagar por milhares de usuário que não paga nada em invasão.
É só colocar regras, dar desconto de 50% para que aderir ao sistema.
É só começar pelas invasões….
Tudo culpa daquele senhor cuja alcunha é “Cadeirudo”
Deixa de ser baba ovo,vc acha justo um cidadão gastar 90 do salário pra pagar energia?vc com certeza trabalha na Amazonas energia e deve ganhar muito pra escrever essa mensagem podre 🤨
Distribuidora precisa aprender com erros das outras, Grupo Rede Implantou em várias regiões como Mato Grosso, Tocantins, Para. não resolveu problemas com perdas e ainda, prejudicou cliente com inversão de ligação entre vários clientes causada por falha na equipe . Cliente pagando consumo do vizinho, existem casos até hoje. Quando pega fogo em um medidor na caixa agrupada no poste, queima medidores de vários clientes ao mesmo tempo . Cliente do grupo A sem acesso à informação de leitura e sem acesso ao medidor.
Essa empresa quer fazer aqui no Amazonas o que ja vem fazendo em outtos Estados que é roubando o trabalhador que quer pagar correto. Veja o comentario dos colegas de outros estados o que as empresas fazem com o consumidor. São milhares de contas indevidas, contas absurdas por ligações de outras residências em seu medidor , ligações erradas em seu medidor que voce é obrigado a pagar, se o consumidor desse estado tivesse acesdo ao seu medidor isso não aconteceria porque ja perceber as ligações indevidas em seu medidor. E nso adianta reclamar depois que a conta chega vai ter que pagar. Já esta comprovado que é prejudicial para o consumidor .
Aqui no RJ esses medidores são um roubo escancarado na cara dura com o consumidor. Medidor mecânico a numeração não apaga e tem como fazer auditoria. Medidores digitais não tem como auditar, quem detém o controle da tecnologia faz o que quer. Centenas de centenas de moradores com cobrança indevida. Excemplo do meu vizinho. Um kitinete 4×4 um chuveiro, 1 geladeira, pequena 3 pontos de luz de led. Veio uma conta de 400 reais 300kw/h de consumo. Da onde veio isso? Detalhe na conta a leitura atual está mais de 1500 kw/h a frente do que o medidor mostra.
Vorreto Luiz, é isdo mesmo, muita gente não entende e scha mesmo que isdo tudo é pra melhorar pro lado do consumidor mas já é comprovado que a concessionária não quer saber do consumidor não, o controle tem que ser deles. Muiitos consumidores estão pagando contas altas estão tendo que parcelar e sem o direito de defesa por erros da concessionária erros que o consumidor é obrigado a pagar ou precisa constituir um adevogado para resolver mas nem todo consumidor tem condições de contratar um adevogado. Entao a concessionária precisa primeiro se qualificar para implantar qualquer mudança ou o consumidor vai ficar pagando pelos erros da empresa. Muito boa sua colocação Luiz.
O cara paga a conta de telefone sem ver o medidor que fica lá na empresa de telefonia, não tem como conferir nem as ligações, nem os minutos echorarios utilizados. Kkkkkkk
Agora a concessionaria de energua disponibilida na casa o display para o cara ver o consumo não serve ????
Vc sabia que quem paga pela energia roubada são os consumidores honestos que não fica procurando meios para roubar energia ?
O cara paga a conta de telefone sem ver o medidor que fica lá na empresa de telefonia, não tem como conferir nem as ligações, nem os minutos echorarios utilizados. Kkkkkkk
Agora a concessionaria de energua disponibilida na casa o display para o cara ver o consumo não serve ????
Vc sabia que quem paga pela energia roubada são os consumidores honestos que não fica procurando meios para roubar energia ?
A empresa vende kWh, se vc gastar pouco ( e aí tem q ver se seus eletrodomésticos tão velhos e p isso consumindo mais) vc vai pagar pouco, se consumir muito vai pagar muito. O medidor só mede ( parece leseira falar isso), ele não gasta energia. E quanto a 90% do salário, por mim vc pode gastar 100%, vai num supermercado comprar um rancho de mil e tenta pagar 100 pra ver se vc consegue!! Quer gastar como rico e pagar como pobre? 😂
Não amigo, acompanhar pelo visor não é acompanhar pelo medidor, quem realmente entende sabe que a empresa não esta falando a verdade, a empresa esta impedindo o consumidor de ter acesso ao seu medidor e a lei é clara que o consumidor não pode ser impedido de ter acesso ao medidor para que ele possa realizar sua conferência, quem já tem o medidor aéreo sabe que acompanha apenas pelo visor que fica ao seu alcance e não ao seu medidor que fica no alto do poste o que impede o consumidor de saber se é apenas a sua energia que esta passando pelo seu medidor. Se voce pedir uma inspeção somente eles irão subir
somente eles terão acesso voce não consegue acompanhar. Entao se estão furtando energia eles tem que punir quem furta energia e não toda população. Eu sou a favor de toda melhoria , desde que não tirem o direito do consumidor adquerido por lei. Alguem concorda em ir em um supermercado comprar 1 quilo de carne e nao ter acesso a balança para conferir se realmente tem 1 kilo. Todos os Supermercados são obrigados a disponibilizarem uma balança para que o cliente possa conferir o que está pagando, porque que a amazonas energia quer tirar esse direito do consumidor, o consumidor tem o direito de ter acesso ao seu medidor para realizar sua conferência e não apenas um visor. Quem tem que ser punido é quem furta. Repito sou á favor de toda melhoria más que não tirem o direito do consumidor.
Essa empresa quer fazer aqui no Amazonas o que ja vem fazendo em outtos Estados que é roubando o trabalhador que quer pagar correto. Veja o comentario dos colegas de outros estados o que as empresas fazem com o consumidor. São milhares de contas indevidas, contas absurdas por ligações de outras residências em seu medidor , ligações erradas em seu medidor que voce é obrigado a pagar, se o consumidor desse estado tivesse acesdo ao seu medidor isso não aconteceria porque ja perceber as ligações indevidas em seu medidor. E nso adianta reclamar depois que a conta chega vai ter que pagar. Já esta comprovado que é prejudicial para o consumidor .
Por mim podem colocar tem problema nenhum ,eu pago em dias não tenho irregularidades no medidor ,quem paga no final somos nós dessas pessoas q não pagam energia