
Da Redação
MANAUS – Em resposta ao artigo da advogada Gina Moraes, publicada no domingo, 30, com o título “Energia Elétrica, o jugo do descaso“, a concessionária Amazonas Energia disse que os cortes de energia elétrica realizados durante a pandemia do novo coronavírus seguiram “rigorosamente as diretrizes da agência reguladora, que não protege quem pratica furto de energia.
No artigo, publicado no ATUAL, Gina Moraes critica o comportamento da empresa, que, segundo ela, realizou cortes de energia mesmo durante proibição estabelecida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e a dificuldade que o consumidor enfrentava para a religação.
A advogada também reclama que a concessionária desobedece ordens judiciais em favor dos consumidores, o que é contestado pela Amazonas Energia na manifestação desta quarta.
A seguir, a manifestação da Amazonas Energia:
“Em relação ao artigo de opinião, publicado no portal Amazonas Atual, no último domingo, 30, por Gina Moraes, a Amazonas Energia esclarece ao público que, diante do Plano de Contingência para enfrentamento da pandemia do coronavírus, adotou inúmeros procedimentos que preservaram o bem-estar da coletividade que consome energia elétrica, de forma consciente e honesta.
Esclarece ainda que, a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, através das Resoluções nº 878/2020 e 886/2020, estabeleceu medidas para continuidade do serviço público de distribuição de energia elétrica, proibindo a suspensão do fornecimento por inadimplência, em unidades consumidoras residenciais e rurais, até 31/07/2020, excetuando-se os consumidores classificados como baixa renda, enquanto durar o estado de calamidade pública.
Nesse sentido, a Amazonas Energia, ao reiterar o seu compromisso com a sociedade no combate à inadimplência e as irregularidades na medição, para garantir a segurança das instalações e da população, bem como para fazer cumprir a lei, em respeito aos bons clientes que pagam regularmente suas contas de energia, esclarece que os cortes realizados durante o período da pandemia do coronavírus, seguiram rigorosamente as diretrizes da Agência Reguladora, que não protege quem pratica furto de energia.
Informa, ainda, que em relação às ordens judiciais, estas são cumpridas, porém, os esforços são envidados para que a verdade dos fatos prevaleça e que o Poder Judiciário não seja induzido a erro, por dolo de autores maliciosos e oportunistas.
Por fim, a Amazonas Energia está sempre disponível à análise e tratamento de fatos concretos, visando a garantia da qualidade, continuidade e confiabilidade na prestação dos serviços, assim como a satisfação dos seus clientes.”