O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Amom tem PLs que combatem maus-tratos como ocorrido com cão Orelha

29 de janeiro de 2026 Dia a Dia
Compartilhar
Amom Mandel
Amom Mandel apresentou os projetos de lei sobre no ano passado; aprovação depende de boa vontade da Mesa Diretora (Foto: Divulgação)
Do ATUAL

MANAUS – Para o deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), a morte do cão Orelha, na Praia Brava, em Florianópolis (SC), após agressões atribuídas a adolescentes e apuradas pela Polícia Civil, virou símbolo de um problema que se repete no Brasil: violência contra animais, impunidade percebida pela população e ausência de regras nacionais mínimas para acolhimento e fiscalização de estruturas que recebem animais resgatados.

Orelha foi agredido em 4 de janeiro de 2026, socorrido e, devido à gravidade, submetido à eutanásia em 5 de janeiro; por serem menores de 18 anos, os suspeitos ficam sujeitos às medidas socioeducativas do ECA, o que também voltou a colocar na mesa a discussão sobre responsabilização e prevenção.

Diante da comoção e do alerta nacional, o deputado lembrou que já apresentou um conjunto de proposições para fechar brechas, padronizar cuidados, exigir fiscalização e endurecer a resposta do Estado quando há abandono e crueldade.

Propostas na Câmara

Levantamento do Sistema de Informações Legislativas da Câmara registra quatro projetos do parlamentar, com foco em regras nacionais para resgate, acolhimento, estrutura de abrigos e responsabilização por abandono. São eles:

PL 7147/2025 (22/12/2025): cria normas nacionais para acolhimento, tratamento, destinação e reabilitação de animais resgatados de abandono, maus-tratos ou desastre ambiental, com requisitos para os responsáveis pela guarda.

PL 7151/2025 (22/12/2025): estabelece normas de funcionamento, bem-estar, capacidade máxima e fiscalização obrigatória para abrigos públicos e privados de custódia temporária ou permanente.

PL 7149/2025 (22/12/2025): define diretrizes nacionais de infraestrutura, higiene, atendimento veterinário e segurança para organizações de proteção animal, canis, gatis e centros de acolhimento, manejo e cuidado.

PL 3555/2025 (17/07/2025): altera a Lei 9.605/1998 para incluir expressamente o abandono e a proibição de guarda nos crimes ambientais contra animais.

Pontos sensíveis do caso Orelha

O caso de Orelha expôs, de novo, pontos sensíveis como a crueldade que vira “entretenimento” em grupo e repercute rápido nas redes, mas deixa a sociedade com o sentimento de que a resposta chega tarde e o envolvimento de menores que altera o caminho legal sendo necessário o reforço de medidas socioeducativas do ECA.

Além disso, o crime praticado contra o animal, explícita a falta de padrões nacionais claros para a rede que acolhe animais resgatados, sem a efetiva descrição de quem cuida, como cuida, com qual estrutura, qual limite, e quem fiscaliza. O pacote de projetos do deputado atua exatamente na linha de prevenção com regra, acolhimento com padrão e punição com menos brecha.

Contexto legal lembrado pelo caso

O deputado lembra que maus-tratos a animais é crime previsto na Lei 9.605/1998 e que, para cães e gatos, há pena de reclusão de 2 a 5 anos após alteração associada à Lei 14.064/2020 (Lei Sansão), além do debate sobre medidas aplicáveis quando os autores são adolescentes.

“Quando um animal é morto a sociedade entende a mesma coisa: falta Estado antes do crime e sobram improviso e impunidade depois. A resposta precisa ser regra, fiscalização e responsabilização, com acolhimento estruturado para quem resgata e cuida.”

Notícias relacionadas

Erro em CPF gera registro de óbito de agricultora no lugar da mãe

‘Não teve nada que justificasse’, diz professor esfaqueado por aluno

Municípios do AM são incluídos em quarentena para mosca-da-carambola

Gastronomia de Minas atrai turistas; a do AM é a terceira mais subestimada

Empresa de MG vence licitação para asfaltar 86,9 km da BR-319

Assuntos Amom Mandel, Cão Orelha, maus-tratos a animais, projetos de lei
Valmir Lima 29 de janeiro de 2026
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Deputado Amom Mandel acionou MPAM e MPF para apurar denúncia de cobrança para facilitar o Bolsa Família em Manaus (Foto: Divulgação)
Política

Amom aciona MP e MPF sobre denúncia de cobrança no Bolsa Família

25 de agosto de 2026
Deputado Federal Amom Mandel (Foto: Jessé Gomes/Divulgação)
Dia a Dia

Amom pede investigação sobre prevenção e combate a incêndios no Amazonas

17 de agosto de 2026
Dia a Dia

Amom aciona MPF após morte de idoso em hospital de Manaus

11 de agosto de 2026
Autista agredido
Dia a Dia

Amom vai acionar o MP após 2° caso de agressão contra autista em Manaus

31 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?