O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Juiz dá 24 horas para vereadores empossarem vice no Amazonas

11 de janeiro de 2024 Política
Compartilhar
Zé Pedro tomou posse temporariamente do cargo em 2023 (Foto: Divulgação)
Por Felipe Campinas, do ATUAL

MANAUS – O juiz Laossy Amorim Marquezini, da Comarca de Borba, no Amazonas, deu 24 horas para que a Câmara Municipal emposse no cargo de prefeito o vice José Pedro de Freitas Graça, mais conhecido como Zé Pedro. A multa, em caso de descumprimento, é de R$ 10 mil. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (11).

Zé Pedro assumirá o cargo após o TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) ordenar a prisão e o afastamento, por 180 dias, do prefeito Simão Peixoto na Operação Voz do Poder, deflagrada na terça-feira (9).

Simão é acusado pela Polícia Federal de manipular testemunhas em investigação que apura desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar no ano de 2020, durante a pandemia do Covid-19.

O vice-prefeito recorreu à Justiça após a Câmara anunciar que a posse do vice só iria ocorrer na segunda-feira (15) porque os vereadores estão de recesso. “As atividades parlamentares estão suspensas, e muitos vereadores estão fora da cidade”, diz o comunicado da Câmara.

Laossy Marquezini considerou que a falta de chefia no município ameaça a “própria continuidade do serviço público”. “A existência de um substituto para o Chefe do Poder Executivo é exigência lógica e indispensável à continuidade da atividade estatal, isso sob pena de termos um colapso do Executivo em qualquer adversidade do seu titular”, disse o juiz.

O magistrado afirmou que, apesar de a Câmara Municipal estar em recesso, a situação “demanda a convocação de sessão extraordinária, a qual realizar-se-á em qualquer dia para tratar de matérias relevantes e urgentes, conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal de Borba.

“Ante o exposto, em face da relevância da matéria e considerando a extrema urgência do pedido, defiro a tutela antecipada e, via de consequência, determino a parte requerida que, no prazo de 24 horas, realize e conclua, todos os atos administrativos necessários à efetivação do requerente à Chefia do Poder Executivo Local”, diz trecho da decisão.

Prefeito preso e afastado

De acordo com a PF, o prefeito conduziu uma videoconferência com servidores municipais intimados para prestar esclarecimentos. No encontro virtual, Simão ofereceu assistência jurídica e fretamento de aeronave, custeados pela prefeitura.

Para a PF, a ação representa tentativa de influenciar indevidamente as testemunhas e “cria ambiente propício para que os servidores se sintam pressionados a adaptar seus depoimentos aos interesses do investigado, comprometendo potencialmente a integridade e a credibilidade das investigações em curso”.

Em maio de 2023, Zé Pedro assumiu a prefeitura após Simão ser preso e afastado na Operação Garrote, do MP-AM (Ministério Público do Amazonas). O prefeito era investigar por suspeita de liderar um esquema de fraudes em licitações na Prefeitura de Borba.

Após a deflagração da operação, o TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas) entendeu que não era competente para julgar o caso porque envolvia recursos federais e enviou a investigação para o TRF1.

O vice ficou no cargo até setembro de 2023. Em setembro, os desembargadores do TRF1 decidiram reconduzir imediatamente Simão Peixoto ao cargo.

Os atos assinados por Zé Pedro durante a passagem pela prefeitura geraram um racha na relação com Simão. Os dois, agora, são adversários políticos.

Notícias relacionadas

PGR rejeita acusação de abuso de autoridade contra Mendonça feita por Moraes

Flávio apaga posts em que criticava Bolsa Família e chamava benefício de ‘bolsa-farelo’

TRE-AM realocou seções eleitorais em Barreirinha, Tabatinga e Itamarati para o 2° turno

Juíza derruba inserção de Maria do Carmo por ‘desordem informacional’ contra Aziz

PT aciona Procuradoria Eleitoral contra ‘orientação genérica’ de mudanças nos locais de votação

Assuntos Borba, destaque, Prefeitura de Borba, Simão Peixoto, Zé Pedro
Felipe Campinas 11 de janeiro de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

De acordo com o governo, 6.422 vagas serão destinadas ao cargo de professor (Foto: Divulgação)
Dia a Dia

Governo do Amazonas contrata Cesgranrio por R$ 4,1 milhões para realizar concurso da Seduc

19 de outubro de 2026
Governador Roberto Cidade anunciou prisões de suspeitos por incêndios no Amazonas (Foto: Secom/Gov. AM)
Dia a Dia

Governador diz que 11 pessoas foram presas por incêndios no AM

18 de outubro de 2026
Momento em que a cruz cai da parede da Igreja e atinge o padre (Imagem: YouTube/Reprodução)
Dia a Dia

Padre morre ao ser atingido por cruz na cabeça durante missa

18 de outubro de 2026
Pequenos comerciantes serão os mais afetados com cortes de auxílios sociais (Foto: Joédson Alves/ABr)
Economia

Cortes de auxílios podem estagnar economia de pequenas cidades

18 de outubro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?