O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Deputado ficará 6 anos à frente da CCJR da Assembleia do Amazonas

6 de fevereiro de 2023 Política
Compartilhar
Deputados dividiram comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Foto: ALEAM/Divulgação)
Do ATUAL

MANAUS – Principal comissão da Assembleia Legislativa do Amazonas, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) será comandada por mais dois anos pelo deputado Delegado Péricles (PL), que está no cargo desde 2019. A divisão dos 23 grupos técnicos ocorreu na tarde desta quinta-feira (2), após a abertura dos trabalhos do Poder Legislativo.

Na reunião, ficou decidido que a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), outra importante comissão da Casa Legislativa, será presidida pelo deputado Adjunto Afonso (União Brasil). Tanto a CCJR como a CAE são responsáveis por analisar polêmicos projetos de lei, como o recente aumento do ICMS, do IPVA e de taxas do Detran-AM (Departamento de Trânsito do Amazonas).

De acordo com a Assembleia Legislativa do estado, as comissões são formadas por cinco membros titulares com mandatos de dois anos, sendo admitidas reconduções dentro da mesma Legislatura. A composição delas deve obedecer a representação proporcional de bancadas ou blocos parlamentares do Plenário.

Cada comissão atua numa área temática específica e são nelas que as matérias legislativas tramitam para que sejam apreciadas e recebam pareceres, emendas ou substitutivos antes de chegarem ao Plenário para avaliação de todos os deputados. As comissões também realizam Audiências Públicas para debater propostas legislativas.

Expectativas

Deputado de primeiro mandato, o médico George Lins (União Brasil) ficará com a Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos, grupo que também analisou o aumento o IPVA no mês passado. Questionado sobre a “dispensa” da Comissão de Saúde, que ficou com a deputada Mayara Pinheiro (Republicanos), ele respondeu que já havia dois deputados disputando a vaga.

A deputada Joana Darc (União Brasil) continua a presidir a Comissão de Proteção dos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Pretendemos participar dos debates e trazer soluções para geração de emprego e renda visando o desenvolvimento sustentável, biotecnologia e mercado de crédito de carbono, além da defesa dos animais e da nossa Amazônia”, afirmou.

Mayra Dias (Avante) será a nova presidente da Comissão de Assistência Social. “Pretendo contribuir da melhor forma possível para fazermos um controle social dessa parte social e também de geração de trabalho, eu acredito que quando geramos emprego e renda conseguimos tirar as pessoas da vulnerabilidade”, disse a deputada.

Mário César Filho (União Brasil) presidirá a Comissão de Defesa do Consumidor. “Na minha profissão, de jornalista, o que nós mais recebemos são pessoas reclamando de uma demora na fila do banco; de mau atendimento; da questão da energia elétrica, que aqui é muito cara. Queremos fazer um trabalho de fiscalização e de conscientização também”, afirmou o deputado.

Thiago Abrahim (União Brasil) presidirá a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional. “Vamos abordar assuntos sobre políticas públicas relativas à habitação, defesa civil e a pessoas expostas à situações de risco, especialmente na ocorrência de enchentes e vazantes, entre outras matérias”, disse o deputado.

Lista de deputados e as respectivas Comissões que irão presidir:

  • Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJR: Deputado Delegado Péricles (PL)
  • Comissão de Assuntos Econômicos – CAE: Deputado Adjuto Afonso (União Brasil)
  • Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – Comapa: Deputado Cristiano D’Angelo (MDB)
  • Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação: Deputado Carlinhos Bessa (PV)
  • Comissão de Defesa do Consumidor – CDC: Deputado Mário César Filho (União Brasil)
  • Comissão de Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Promoção Social: Deputado Dr. Gomes (PSC)
  • Comissão de Educação – COED: Deputado Cabo Maciel (PL)
  • Comissão de Esporte e Lazer: Deputada Débora Menezes (PL)
  • Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos: Deputado Dr. George Lins (União Brasil)
  • Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional: Deputado Thiago Abrahim (União Brasil)
  • Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca: Deputado Wilker Barreto (Cidadania)
  • Comissão de Turismo, Fomento e Negócios: Deputado Felipe Souza (Patriota)
  • Comissão da Mulher, da Família e do Idoso: Deputada Alessandra Campêlo (PSC)
  • Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento: Deputado Sinésio Campos (PT)
  • Comissão de Segurança Pública: Deputado Comandante Dan (PSC)
  • Comissão de Saúde e Previdência: Deputada Dra. Mayara (Republicanos)
  • Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade: Deputado Wanderley Monteiro (Avante)
  • Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens: Deputado João Luiz (Republicanos)
  • Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Deputada Joana Darc (União Brasil)
  • Comissão de Cultura e Economia Criativa: Deputado Abdala Fraxe (Avante)
  • Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul: Deputado Rozenha (PMB)
  • Comissão de Assistência Social e Trabalho: Deputada Mayra Dias (Avante)
  • Comissão de Política sobre Drogas, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa: Deputado Daniel Almeida (Avante)

Notícias relacionadas

PGR pede que Flávio Bolsonaro seja ouvido por calúnia contra Lula

STF dá 48h para tribunais explicarem pagamentos acima do limite a juiz

Moraes manda Exército entregar armas de Bolsonaro à Polícia Federal

Renan Bolsonaro anuncia pré-candidatura a deputado federal por Santa Catarina

Amazônia é ‘sala de aula’ para entender e enfrentar mudança climática

Assuntos Assembleia Legislativa do Amazonas, comissões técnicas, manchete
Felipe Campinas 6 de fevereiro de 2023
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
1 Comment
  • Stefano Albuquerque disse:
    6 de fevereiro de 2023 às 10:32

    Que bom!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Floresta amazônica: maioria dos brasileiros não conhece a região (Imagem: YouTube/Reprodução)
Dia a Dia

Amazônia é ‘sala de aula’ para entender e enfrentar mudança climática

6 de julho de 2026
Douglas Santos e Marquinhos marcam Haaland em lance de jogo (Foto: Fifa World Cup Media/X)
Esporte

Adeus hexa! Noruega vence por 2 a 1 e elimina o Brasil na Copa

5 de julho de 2026
Dia a Dia

Invasão de terreiro: intolerância religiosa é a crença de que só uma fé é verdadeira

5 de julho de 2026
Urna eletrônica
Política

Saiba as proibições a agentes públicos que estão valendo no ‘defeso eleitoral’

4 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?