O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Irmãs do interior do Amazonas são adotadas por famílias estrangeiras

8 de outubro de 2019 Dia a Dia
Compartilhar
O processo iniciou na região Nordeste e, sem conseguir a adoção, o caso foi transferido para o Amazonas (Foto: Chico Batata / TJAM)

Da Redação, com Ascom TJAM

MANAUS – Após doze meses de espera, o processo de adoção internacional de quatro irmãs amazonenses, que iniciou em outubro do ano passado, foi concluído com a assinatura do certificado de conformidade da Adoção Internacional pelo desembargador Lafayette Vieira Júnior.

O processo iniciou na região Nordeste e, sem conseguir a adoção, o caso foi transferido para o Amazonas. Das quatro irmãs, o casal da Suíça adotou as duas mais novas. Já as duas mais velhas foram adotadas por um casal peruano que chegou às meninas ao acompanhar o processo do casal de amigos da Suíça.

O documento foi entregue, na manhã da última quinta-feira (3), ao casal A.G.A.R e S.P.R. que se tornaram pais de duas das meninas: R.V.A.T.R., de sete anos, e A.E.A.R., de nove anos. A família embarcou na segunda-feira (7) para a cidade de Lugano, na Suíça.

No mesmo dia em que estava sendo concedida a habilitação de viagem da família suíça, as irmãs mais velhas, R.M.S, de 11 anos, e S.M.S, de 13 anos, embarcavam com seus pais peruanos R.M.B.S e P.O.B.S, para a cidade de Curitiba/PR, onde atualmente reside o casal.

irmãs2
A história dessas crianças começou a ganhar novos rumos a partir do desejo de um engenheiro suíço e sua esposa, brasileira naturalizada suíça, de terem filhos (Foto: Chico Batata / TJAM)

As quatro crianças viviam em situação de vulnerabilidade quando, há um ano e três meses, foram acolhidas por missionárias da comunidade Missão Resgate, da Igreja Católica.

O processo conduzido pela juíza da Vara única de Canutama, Naia Yamamura, passou por todos os rigores exigidos pelas normas dos governos Brasileiro e Suíço, no que concerne à segurança das crianças e do casal adotante, e registrou um tempo recorde de resolução.

De acordo com desembargador Lafayette Vieira Júnior, em média, no Brasil, o tempo de duração de um processo de adoção internacional é de três anos. “Mas isso notoriamente já começa a mudar aqui no Amazonas”, comemora o corregedor.

A História

A história dessas crianças começou a ganhar novos rumos a partir do desejo de um engenheiro suíço e sua esposa, brasileira naturalizada suíça, de terem filhos.

Inicialmente o casal foi habilitado como adotante junto à Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional de Alagoas (Cejai-AL). Após três anos na lista de espera, a Cejai-AL trocou informações com a equipe do Amazonas e pelos meios legais disponibilizou o processo para habilitação local.

Como estavam geograficamente longe do Brasil, eles pediram que uma amiga, que mora em Curitiba, acompanhasse o processo junto ao TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas).

Ao conhecer as duas futuras filhas dos suíços, a amiga R.M.B, de nacionalidade peruana, se perguntou como ficariam as irmãs que iriam permanecer diante de mais uma separação de seus laços biológicos.

A amiga, mãe de dois meninos, compartilhou com a família a ideia de adotar uma das crianças, e o marido P.O.S, respondeu: “Só aceito se for as duas. Não quero ser o motivo de fazer uma criança chorar mesmo que seja longe de mim”.

A partir daquele momento o casal passou a viver sentimentos próprios de uma gravidez, com a expectativa de logo ter as filhas nos braços.

Após passarem por todas as etapas do processo, os dois casais desembarcaram em agosto deste ano em Manaus, com destino a Canutama, município a 555 km em linha reta da capital do Amazonas, onde cumpriram parte da fase de convivência com as crianças, sob a supervisão da juíza Naia Yamamura e da equipe multidisciplinar da Cejai-AM.

De acordo com o casal suíço, desde que abraçaram as filhas em Canutama só aumenta a certeza de que valeu a pena todo o esforço.

“Estamos realizando um sonho. Só não tínhamos noção de que a realidade seria ainda melhor. Foram muitas horas de viagem, crise de ansiedade, expectativa. E ao colocarmos os pés no Amazonas para conhecer o lugar em que nasceu as nossas meninas tudo tornou-se mágico. A cada dia nos sentimos mais felizes e percebemos que elas também estão. Agora queremos muito poder chegar em casa, a família toda nos aguarda para comemorar junto”.

Para a juíza titular da Vara da Infância e Juventude que atuou no caso, o apoio despendido pela Cejai-AM e por toda a equipe multidisciplinar envolvida fez da conclusão desse processo uma história de sucesso sob vários aspectos, inclusive pelo fato da adoção ter sido compartilhada entre pessoas do mesmo círculo de amizade, o que possibilitará, apesar da distancia geográfica, o contato entre as quatro irmãs para sempre.

Adoção Internacional

Apoiar a adoção foi uma das prioridades anunciadas pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Lafayette Vieira Júnior, ainda na ocasião de sua posse em 4 de julho de 2018, e esse compromisso vem sendo cumprido por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional, que por ele é presidida.

Segundo Lafayette Júnior, “o caso de Canutama é um exemplo da forma célere e da atenção com que o tema tem sido tratado. O processo de adoção das quatro irmãs levou 12 meses para ser concluído, isso é um feito digno de comemoração. Nossa meta é resolver as ações de adoção no mais curto espaço de tempo possível, resguardando todos os ritos oficiais e a segurança das crianças e dos adotantes.”, anuncia o corregedor.

Notícias relacionadas

Mulher que pilotava moto morre ao ser atingida por caminhão em Manaus

Motorista sai para verificar pane em carro, é atropelado por moto e morre

Ministério da Saúde reforça campanha para combater o sarampo no país

Professor esfaqueado por adolescente durante aula de reforço deixa hospital

Polícia investiga morte de trabalhador em montagem de alegoria de ciranda

Assuntos Adoção Internacional, Lafayette Vieira Júnior, TJAM
Redação 8 de outubro de 2019
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Os réus Fabrício Duarte Araújo e Rômulo Brasil da Costa (de amarelo e laranja) foram condenados pelo júri (Foto: Carlos de Souza/TJAM)
Dia a Dia

Dois réus são condenados a 196 anos de prisão por mortes em presídio

28 de agosto de 2026
Dia a Dia

Servidores de cartório cobram salários e explicação sobre afastamento

27 de agosto de 2026
Dia a Dia

TJAM decide que Lei Maria da Penha se aplica a agressão entre irmãs

26 de agosto de 2026
Dia a Dia

Marco Aurélio Choy toma posse como desembargador do TJAM

25 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?