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MANAUS – O governo do Estado adiou para 2016 a conclusão das obras de construção da Ponte do Pera, no município de Coari, depois de acrescentar R$ 2,7 milhões em aditivos ao contrato inicial de R$ 11.2 milhões, elevando o valor para R$ 13,9 milhões. A Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), responsável pela contratação da empresa MCW Construções Comércio e Terraplanagem Ltda., já calculou em R$ 9,3 milhões o valor das medições (70% do total), pagou, mas o serviço não aparece.
Apesar de o Sicop (Sistema Integrado de Controle e Gestão de Obras Públicas) informar que a obra está em andamento, um correspondente do AMAZONAS ATUAL em Coari visitou o local na semana passada e constatou que os serviços estão parados. A empresa ergueu apenas os pilares da cabeceira da ponte. O saldo do contrato que aparece no Sicop é de R$ 4,5 milhões.
Uma ponte improvisada de madeira está servindo para a travessia de pedestres. Mas com as chuvas, a madeira se desprende e a prefeitura é obrigada a reconstruir.
Previsão
O Contrato 00077/2013, foi assinado entre a Seinfra e a MCW em julho de 2013, com previsão para a conclusão da obra em fevereiro de 2014. O serviço seria feito em 120 dias. No o ano passado, a Seinfra assinou um aditivo de prazo, jogando mais 780 dias sobre o prazo inicial. Agora, a obra será realizada em 960 dias, com previsão para ser concluída em abril de 2016.
Histórico
A Ponte do Pera é uma promessa de campanha dos últimos três governadores do Amazonas. Em 2002, quando foi eleito para o primeiro mandato de governador, Eduardo Braga já prometia construir a ponte, que ligaria o bairro do Pera ao Chagas Aguiar. No segundo mandato de Braga, iniciado em 2007, o então governador chegou a lançar a pedra fundamental, mas a obra não foi realizada.
Na campanha de 2010, o então governador Omar Aziz, que concorria à reeleição, prometeu construir a ponte. O contrato para início da obra foi feito só em 2013, com previsão de conclusão em sete meses. Se o cronograma fosse cumprido à risca, a obra teria sido entregue em fevereiro de 2014.
Omar foi substituído por Melo, em abril de 2014, e naquele mesmo ano, a Seinfra reviu o cronograma e acrescentou mais de dois anos ao prazo do contrato original. São mais 26 meses, o que transfere a data de conclusão para abril de 2016
Importância da ponte
A ideia de construir a ponte não era simplesmente ligar dois bairros no interior do Estado, mas erguer um porto no Rio solimões. Atualmente, o porto do município fica no Rio Coari Grande, um afluente do Solimões. Uma estrada aberta recentemente liga a invasão do Grande Vitória, que virou bairro, ao Pera, mas essa estrada também fica submersa durante as grandes cheias dos rios da Amazônia.
No projeto anterior a ponte ligaria uma rua do bairro Chagas Aguiar a uma pista do bairro do Pera, mas no projeto em execução, a extensão da ponte foi diminuída. A empresa fez um aterro de cada lado, de aproximadamente 300 metros cada um, para que o vão da ponte ficasse menor.