
Do ATUAL
MANAUS – Vereadores de Manaus e integrantes da Semseg (Secretaria Municipal de Segurança Pública) viajarão ao Rio de Janeiro para conhecer “metodologias de sucesso” adotadas pela secretaria de Segurança Pública de Niterói. Segundo o secretário Alberto Siqueira, a excursão tem objetivo de aprimorar os serviços prestados na capital amazonense.
“Essa visita permitirá que nossos guardas tenham contato direto com metodologias de sucesso, o que certamente trará benefícios para a segurança da nossa cidade”, disse Alberto Siqueira.
A declaração foi dada após o secretário se reunir com vereadores de Manaus nesta terça-feira (18) para tratar da atuação da Guarda Municipal de Manaus. O encontro, conforme informou a CMM, foi para promover avanços na atuação da Guarda Municipal, “garantindo maior proteção à população e fortalecendo as políticas de segurança no município”.
Conduzida pelo presidente da CMM, David Reis (Avante), a reunião contou com a presença dos vereadores Capitão Carpê (PL), Sargento Salazar (PL), Roberto Sabino (Republicanos), Raiff Matos (PL), Rosinaldo Bual (Agir) e a vereadora Yomara Lins (Podemos).
Além do secretário Alberto Siqueira, estiveram presentes o subsecretário Municipal de Segurança, Gladston Silva, e o secretário Executivo da Defesa Civil, tenente-coronel Lima Júnior.
Ao apoiar a ideia de aprimorar a Guarda Civil de Manaus, presidente da CMM afirmou que a reestruturação do órgão reflete uma tendência nacional.
Nas últimas semanas, câmaras municipais em todo o país têm aprovado leis que tornam as guardas municipais em polícias municipais e que concedem poderes aos agentes.
As alterações na legislação municipal consideram a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) tomada em fevereiro de que os municípios brasileiros têm competência para instituir que as guardas civis municipais atuem em ações de segurança urbana.
Leia mais: Guarda Municipal pode atuar como a PM na segurança urbana, decide STF
“Manaus não poderia fechar os olhos para essa realidade. Estamos trabalhando para garantir que nossa cidade esteja cada vez mais segura, e a atuação da Guarda Municipal é um pilar fundamental nesse processo”, disse David Reis.
Nesta segunda-feira (17), a CMM aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei de autoria do vereador Mitoso (Avante) que muda o nome da Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal, e garante poderes aos guardas.
A propositura ainda passará pelas comissões e deverá retornar ao plenário para ser novamente analisada e, se aprovada, enviada para o prefeito sancionar ou vetar.
Leia mais: Vereador imita SP e apresenta PL para que Guarda Municipal seja polícia
Na reunião desta terça-feira, foi abordada a agenda de uma viagem ao Rio de Janeiro, onde uma comitiva de membros da CMM e uma equipe da Secretaria Municipal de Segurança participou da maior feira de segurança pública da América Latina. O objetivo é conhecer novas tecnologias, estratégias de policiamento e modelos de gestão voltados à segurança urbana.
Além disso, o grupo fará uma visita técnica à cidade de Niterói, que tem uma Guarda Municipal considerada referência nacional. A expectativa é que essa troca de experiências contribua para o aprimoramento dos serviços prestados em Manaus.
Ao justificar a ida ao Rio de Janeiro, os vereadores disseram que têm experiência militar e policial, o que contribui para a qualificação das ações da Guarda Municipal.
“Temos policiais militares, civis e membros do Exército Brasileiro entre os vereadores. Nosso conhecimento técnico pode ser um diferencial para ajudar a estruturar essa nova polícia municipal que está sendo construída em Manaus”, afirmou o presidente da Comissão de Segurança da CMM, Coronel Rosses (PL).