MANAUS – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 27, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). A vacina está disponível em 171 Unidades de Saúde da rede municipal que possuem sala de vacina e a meta é imunizar no mínimo 80% do público-alvo para o município de Manaus, estimado em 394.184 pessoas (ou seja, 315.348), como recomenda o Ministério da Saúde.
Apesar da meta, a expectativa é o alcance de maiores resultados em Manaus. “Ano passado a campanha atingiu 100% de cobertura vacinal e vamos trabalhar para garantir que isso aconteça novamente este ano”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.
A campanha seguirá até o dia 22 de maio. Devem ser vacinadas pessoas idosas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; os povos indígenas (aldeados); as crianças na faixa-etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes; as puérperas (até 45 dias após o parto); os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; a população privada de liberdade; e os funcionários do sistema prisional.
A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, Izabel Hernandes, explicou que a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, sendo um problema de saúde pública no Brasil. “É uma doença que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco, para as complicações da infecção viral, como crianças menores de cinco anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais”, informou Izabel Hernandes.
O aposentado Paulo Roberto da Silva, de 82 anos, procurou a Policlínica Castelo Branco, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, acompanhado da esposa de 84 anos, mantendo anualmente a postura de tomar a vacina no primeiro dia da campanha. “Sempre aproveitamos o primeiro dia da campanha para a imunização. É uma forma de evitar a doença e com a vacina, mesmo quando temos algum resfriado, os sintomas não são tão fortes e logo desaparecem”, afirmou Paulo Roberto.
Programação
Além da vacinação nas Unidades de Saúde, a Semsa também vai realizar uma grande mobilização no dia 9 de maio, quando serão montados 929 postos de vacinação na cidade, envolvendo a atuação de 4,5 mil profissionais de saúde.
Após o dia 9 de maio, a campanha continuará a ser executada em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina, até dia 22 de maio. A vacinação é contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.
Como nas campanhas anteriores, a Semsa já está disponibilizando o telefone 0800-280-8-280 para agendamento da vacinação de grupos prioritários impossibilitados de locomoção. O serviço estará disponível para agendamento até o dia 8 de maio, sendo que o atendimento dos acamados acontecerá depois do dia 9 de maio.
Transmissão
A cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar cada pessoa também diferentemente. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação.