
Do ATUAL
MANAUS — Os municípios de Parintins e Itacoatiara serão os primeiros do Amazonas a ter curso de bacharel em IA (Inteligência Artificial) pela UEA (Universidade Estadual do Amazonas). A novidade foi anunciada nesta terça-feira (17) no lançamento dos editais do Vestibular 2025 e do SIS (Sistema de Ingresso Seriado).
O curso de bacharelado em IA terá 30 vagas em cada município, na modalidade presencial e mediado por tecnologia. Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, as cidades foram escolhidas por possuírem estrutura na área de computação, o que facilita a implantação do novo curso.
“Lá em Itacoatiara a gente já tem uma estrutura que pode receber esse curso, inclusive com hardware, computadores e outros acessórios que serão importantes. Da mesma forma que em Parintins já há algo nesse sentido. Então, fica muito mais fácil para gente implantar os cursos lá”, afirmou o governador.
Wilson Lima disse que o lançamento do curso representa uma oportunidade para o “caboclo do interior” aprender sobre tecnologia aplicada em setores como a saúde, com hospitais que utilizam IA para agilizar exames laboratoriais.
“Não é apenas o lançamento de um curso, é a visão de futuro que temos pro estado do Amazonas. O estado que acredita na educação, que aposta na capacidade do cidadão que mora aqui ora ser protagonista nesse processo de transformação”, disse.
O curso abrange disciplinas como ciência de dados, aprendizado de máquina, visão computacional, fundamentos matemáticos e estatísticos, ética e governança em IA. A proposta é formar profissionais preparados para projetar e desenvolver soluções baseadas em inteligência artificial, com atuação em setores estratégicos como saúde, educação, segurança pública, meio ambiente e indústria.
A formação também estimula competências ligadas à inovação, como o desenvolvimento de redes neurais, automação de processos, reconhecimento de padrões e análise preditiva de dados. Os alunos estarão aptos a trabalhar como cientistas de dados, especialistas em machine learning, desenvolvedores de produtos com IA e pesquisadores na área.
O vestibular 2025 também traz outras novidades como o curso de pedagogia indígena com 50 vagas na Comunidade Belém do Solimões, em Tabatinga, e o retorno do curso de bacharelado em audiovisual, com 35 vagas em Manaus.
Serão cerca de 3,7 mil vagas, sendo 2 mil para o interior e mais de 1,7 mil para a capital. As vagas estarão distribuídas em 91 cursos de graduação, abrangendo 19 municípios do estado. As provas do SIS estão previstas para o dia 26 de outubro e do Vestibular nos dias 27 e 28. A taxa de inscrição do SIS será de R$ 70 e do Vestibular R$ 100.
Acesse os editais: SIS e Vestibular