MANAUS – A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informa que o Governo do Estado tem se empenhado no sentido de ampliar o acesso das mulheres ao exame que auxilia no diagnóstico precoce do câncer de mama. No primeiro semestre de 2014, por exemplo, foram realizadas, no Amazonas, 30.437 mamografias. Neste ano, no mesmo período de seis meses, foram 34.120 exames.
O Amazonas – conforme dados do Cadastrado Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) – possui 60 mamógrafos, nas redes pública e privada, sendo 50 para o uso da clientela do SUS. A quantidade atende ao parâmetro de cobertura que o Ministério da Saúde adota, que é de 1 mamógrafo por cada 240.000 habitantes.
A Susam também informa que tem usado os serviços da Telemedicina, no esforço de descentralizar a oferta do serviço, no Estado, levando em consideração as características geográficas da região. Com o auxílio desta ferramenta tecnológica o órgão desenvolveu um sistema de telemamografia, que vem sendo implantado em municípios do interior. Os municípios enviam e recebem imagens por meio do sistema especial que conecta a unidade do interior à Central de Laudos do Hospital Francisca Mendes. No hospital, em Manaus, uma equipe de especialistas analisa as imagens geradas e emite os laudos, que retornam ao médico, nas unidades de saúde do interior. Por esse sistema, já foram realizados, nos municípios do interior, mais de 8,4 mil exames, no primeiro semestre deste ano.
(Da assessoria da Susam)