
Do ATUAL
MANAUS – Micros e pequenos empreendedores devem atualizar o cadastro na Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) para obter incentivos fiscais. Em vídeo nas redes sociais, o superintendente Bosco Saraiva incentiva a adesão dos pequenos negócios ao sistema da autarquia.
“Com a nova reforma tributária, os incentivos fiscais oferecidos pela Zona Franca de Manaus se tornaram ainda mais estratégicos, pois ajudam a reduzir custos, ampliar investimentos e abrir portas para novos mercados. Mas para ter acesso a esses benefícios, é essencial estar com o cadastro na Suframa também em dia e com o projeto aprovado”, disse Saraiva.
O cadastro na Suframa assegura vantagens como isenção do Imposto de Importação para insumos e equipamentos, isenção do IPI em operações na região e redução nas alíquotas de PIS e Cofins.
A isenção pode ser obtida por MEIs (microempreendedores individuais), MEs (microempresas) e EPPs (empresas de pequeno porte). Todos precisam estar com projetos econômicos aprovados pela Suframa.
Cadastro
O processo é feito digitalmente pelo sistema CADSUF (Cadastro de Empresas da Suframa), disponível no site da instituição. O empreendedor precisa preencher o formulário com dados da empresa, anexar documentos obrigatórios (como CNPJ, contrato social, comprovantes de endereço e identificação dos sócios) e acompanhar o andamento do pedido pelo sistema.
É necessário apresentar um projeto técnico simplificado que demonstre a atividade econômica da empresa e os objetivos com a adesão aos benefícios da Zona Franca.
A Suframa oferece canais de atendimento para orientações sobre o processo de cadastro. O Sebrae também oferece serviço de orientação.
Canais de atendimento:
Portal da SUFRAMA: www.suframa.gov.br
Sistema de Cadastro: cadastro.suframa.gov.br
Atendimento: (92) 3611-7000
Sebrae-AM: www.sebrae.com.br