O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Sem prioridades na Câmara, deputados fazem campanhas eleitorais nos estados

18 de setembro de 2024 Política
Compartilhar
Plenário vazio da Câmara dos Deputados; mobilização na campanha eleitoral (Foto: Cleia Viana/Agência Câmara)
Por Victor Ohana, do Estadão Conteúdo

BRASÍLIA – A poucos dias do primeiro turno das eleições municipais, líderes da Câmara se mobilizam em suas regiões para comparecerem em agendas de campanha de aliados. Com a votação marcada para 6 de outubro e sem mais períodos de esforço concentrado previstos na Casa, os principais líderes pretendem dobrar a dedicação em seus redutos.

Um dos concorrentes à presidência da Câmara, o líder do PSD, Antonio Brito (BA), faz visitas a municípios baianos entre a quinta-feira (19), e o domingo (22).

O deputado vai a Ribeira do Pombal, onde o PSD tem Nathan Brito como candidato a vice de Eriksson Silva (MDB). Depois, passa por cidades do Recôncavo e visita Nazaré das Farinhas, onde o partido de Brito tem Benon como candidato a prefeito, e Jequié, onde Alexandre da Saúde, também do PSD, concorre à administração municipal.

Outro nome que tem sido citado na disputa pela sucessão de Lira, Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) percorre cidades de Alagoas. Ele vai a Santana do Ipanema, município que já foi administrado pelo seu pai e hoje tem como prefeita a sua irmã, Christiane Bulhões. Na cidade, Isnaldo apoia Eduardo Bulhões (MDB) à Prefeitura, com Mário do Laboratório (MDB) como vice, contra candidaturas do PP e do União. Depois, o deputado faz atividades com os candidatos a prefeito Jó Dionísio (MDB), em Olivença, e Joãozinho (MDB), em Senador Rui Palmeira.

No município de Poço das Trincheiras, Isnaldo vai apoiar Marcelo Melo (PDT), que disputa a eleição para prefeito contra um candidato do próprio MDB, o atual prefeito Valmiro Costa. Segundo aliados de Isnaldo, a posição envolve “uma questão mais pessoal”.

Também lembrado para a presidência da Câmara, o líder do PP, Dr. Luizinho (RJ), vai a Vilar dos Teles, em São João de Meriti (RJ), na noite desta quarta, em uma agenda com o vereador Paulinho (PP), candidato à reeleição. Os demais compromissos do deputado ainda não foram definidos. Os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), do Republicanos, Hugo Motta (PB), não informaram suas agendas.

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), planeja uma visita nesta semana ao município cearense de Quixeramobim, onde Paulo Ferreira (PT) é candidato a prefeito, com um vice do União Brasil e contra candidaturas do PSB, do PDT e do DC. Depois, passa por Acopiara, onde o PT apoia Dr. Vilmar (PSB), cuja vice, Marli, é do União Brasil.

O PT também tem candidatos em três municípios que Guimarães vai visitar: Luizinho, em Senador Pompeu; Marcondes Ferraz, em Saboeiro, e Neto Feitosa, em Aiuaba.

O líder do PSB, Gervásio Maia (PSB-PB), faz uma live na sexta-feira, 20, com o candidato a reeleição em Algodão de Jandaíra, Humberto dos Santos (PSB), com vice também do PSB. Ele concorre contra uma candidatura da Rede Sustentabilidade.

No sábado (21), tem carreata e comício nos municípios paraibanos: Mato Grosso, onde o PSB concorre com a candidata Gidalva em chapa pura; São Bentinho, onde o PSB apoia Giovana Olímpio e Jannilson dos Santos, candidatos à Prefeitura pelo Republicanos; e Brejo dos Santos, onde Luciene (PSB) concorre à Prefeitura em uma chapa com o PL.

O líder do PDT, Afonso Motta (RS), vai a Passo Fundo, onde o PDT concorre a prefeito com Airton Dipp e um vice do PT; Sarandi, onde Reinaldo Nicola (PDT) concorre com um vice do mesmo partido; e Viamão, onde Guto Lopes (PDT) tem vice do MDB e disputa contra o PT, o PSDB e o PL.

Afonso Motta também deve ir a São Borja, onde o PDT lançou Tiago Cadó e Ana Gattiboni; Alegrete, com Zé Paulo e Rui Motta, do PDT, candidato à Prefeitura contra PT, MDB e PL; São Francisco de Assis, com Paulinho Salbego do PDT e Miguel Lamberti do MDB contra um adversário do PSB; Manoel Viana, onde Careca e Alemão, ambos do PDT, competem contra o PP; e Osório, onde Romildo Bolzan Júnior, ex-presidente do Grêmio, e Ed Moraes, ambos do PDT, concorrem contra MDB e PL.

O líder da oposição, Filipe Barros (PL-PR), fica nesta semana no município paranaense de Cascavel, onde apoia Renato Silva (PL) para prefeito, cujo vice é Henrique Mecabô, do Novo. Na semana que vem, Barros vai à sua cidade natal, Londrina, onde o seu partido tem Junior Santos Rosa como vice do candidato a prefeito Tiago Amaral (PSD).

O líder do PL, Altineu Côrtes (RJ), vai a São Gonçalo, onde sua legenda disputa com favoritismo a reeleição com Capitão Nelson. Ele também faz visita à sua base eleitoral em Itaboraí, onde Marcelo Delaroli é o nome da sigla para o comando da Prefeitura, com vice do PP, Elber Correa. Há também uma previsão de passagem no Rio de Janeiro, onde o PL tem Alexandre Ramagem como candidato.

Outros líderes procurados pela reportagem não responderam ou disseram que ainda não tinham as agendas marcadas.

Notícias relacionadas

Analistas mostram por que a compra de votos gera pobreza e corrupção

PT aprova candidatura de Marcelo Ramos ao Senado e apoio a Omar

Fundo de advogado e aliado de Eduardo Bolsonaro comprou casa em cidade em que ele vive nos EUA

Lula e Flávio empatam em 45% cada em eventual 2º turno, diz Datafolha

Datafolha: diferença da rejeição de Lula para Flávio é de quatro pontos

Assuntos Câmara dos Deputados, eleições municipais, líderes partidários
Cleber Oliveira 18 de setembro de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Hugo Motta defende regulação das redes sociais pelo Legislativo, mas projeto está há quase dois anos parado (Foto: Mário Agra/Agência Câmara)
Política

Presidente da Câmara defende que STF mantenha redução de pena para golpistas

12 de maio de 2026
Trabalhador rual cumpre mais de 40 horas semanais (Foto: Ministério Público do Trabalho/Divulgação)
Economia

Redução da escala 6×1 terá regra geral e não deve incluir trabalho rural

11 de maio de 2026
Marcos Pollon, Marcel van Hatten e Zé Trovão são alvos do Conselho de Ética (Fotos: Bruno Spada, Marian Ramos e Zeca Ribeiro/Agência Câmara)
Política

Deputados suspensos por motim na Câmara podem apelar à CCJ para reverter afastamento

11 de maio de 2026
Política

Câmara aprova pena maior para crimes de estupro e registro de intimidade sexual

7 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?