
Do ATUAL
MANAUS – A Sedurb (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano) criou um canal de comunicação com a população de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para esclarecer eventuais duvidas sobre o Prosai (Programa de Saneamento Integrado): o atendimento social pelo WhatsApp no número 92 99124-6829. O canal já está disponível.
A partir de agosto, a secretaria vai realizar plantões técnicos no município com o mesmo objetivo. E a partir do próximo ano, quando o programa será implementado, será montado um escritório fixo do programa em Parintins.
O secretário da Sedurb, engenheiro civil Marcellus Campêlo, disse que a ferramenta foi uma das sugestões dadas pela sociedade parintinense, durante a fase de consulta pública do programa. O Prosai é executado pela UGPE (Unidade Gestora de Projetos Especiais), órgão vinculado à Sedurb.
Segundo Campêlo, a partir de agosto, o contato com a população será reforçado, por meio de plantões presenciais, a serem realizados mensalmente em Parintins.
“Através da divulgação clara e acessível de informações sobre o projeto e suas etapas, a comunidade pode compreender melhor as transformações que ocorrerão e os benefícios que serão alcançados”, afirmou.
O serviço de atendimento por WhatsApp foi lançado na última terça-feira (25), durante a Devolutiva da Consulta Pública do Prosai Parintins. De acordo com subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, até esta sexta-feira, foram feitos 103 atendimentos.
“Esse serviço é voltado para o atendimento individualizado, principalmente às famílias que estão na área de intervenção e que desejam obter detalhes específicos sobre as suas moradias”, esclareceu.
Outro canal de contato com a sociedade, no âmbito do Prosai Parintins, é o Grupo de Apoio Local (GAL), formado por 123 lideranças da área de intervenção das obras. Elas representam um elo entre o programa e os beneficiários, repassando informações e dirimindo as dúvidas mais comuns, e já realizaram 279 atendimentos, até o momento.
Comunicação e transparência
Seegundo Marcellus Campêlo, a transparência ao longo do Prosai tem sido fundamental para a construção de uma relação sólida com a população local.
Um marco neste processo foi a consulta pública, realizada em 7 de junho, em duas rodadas, com a devolutiva promovida na última terça-feira (25).
Um site foi criado para receber perguntas e sugestões, e todas as respostas foram nele disponibilizadas (www.consultasociedadeprosaiparintins.am.gov.br). O evento teve a participação de 351 pessoas, incluindo representantes de instituições e membros da comunidade.
Prosai Parintins
O Prosai Parintins vai urbanizar uma área de risco de alagação na região conhecida como Lagoa da Francesa, buscando solucionar problemas ambientais, urbanísticos e sociais. As obras, previstas para iniciarem no primeiro semestre de 2024, incluem drenagem e esgoto, mobilidade urbana, construção de unidades habitacionais, parques urbanos e equipamentos públicos. Além disso, um novo sistema de abastecimento de água e esgoto será implantado no município.
A obra prevê investimentos na ordem de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões.