sexta-feira, 6 dezembro, 2019
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
NEWSLETTER
AMAZONAS ATUAL
26 °c
Manaus
26 ° Sun
27 ° Mon
26 ° Tue
26 ° Wed
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Destaques
    • Dia a Dia.
    • Economia.
    • Eleições 2018
    • Esporte.
    • Política.
    • Variedades
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem somos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Destaques
    • Dia a Dia.
    • Economia.
    • Eleições 2018
    • Esporte.
    • Política.
    • Variedades
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem somos
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
AMAZONAS ATUAL
Sem resultados
Visualizar todos os resultados
Inicial Política

Propaganda eleitoral paga na internet terá que ser identificada

17 de agosto de 2018
no Política
0
CompartilharCompartilharEnviar
A norma prevê as modalidades de impulsionamento de conteúdo pago em mecanismos de busca, adotada pelo Google e Facebook (Foto: Divulgação)

Da Agência Brasil

Com o começo oficial da campanha eleitoral, teve início também a divulgação de publicidade voltada à disputa de outubro. Além dos tradicionais anúncios em rádio e TV, abre-se o período, de maneira inédita, para a divulgação de propaganda paga de candidatos e partidos em redes sociais.

A novidade foi introduzida pela Minireforma Eleitoral (Lei 13.488), aprovada no ano passado. A norma prevê as modalidades de impulsionamento de conteúdo (praticadas pelo Facebook, por exemplo) e de priorização paga de conteúdos em mecanismos de busca (adotada pelo Google, por exemplo).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução (23.551/2017) detalhando exigências para essa modalidade de campanha. As mensagens com essa finalidade devem estar identificadas como tal, por meio da criação de selos (como no caso do Facebook) ou outras marcas. O TSE também definiu a necessidade das publicações trazerem as informações sobre o candidato ou partido, como os nomes e o CPF ou CNPJ do patrocinador daquela publicação.

Sendo essa uma obrigação da legislação eleitoral, candidatos e partidos não podem impulsionar conteúdos ou pagar resultados de busca sem essas identificações. Os que agirem desta maneira estão sujeitos à fiscalização. As denúncias podem ser feitas por eleitores (por meio do aplicativo Pardal), por candidatos ou pelo Ministério Público Eleitoral. Os questionamentos são analisados pela Justiça Eleitoral e podem se transformar em sanções diversas.

Concorrentes e legendas também não podem veicular publicidade em outros canais na internet, comobannersemsites. Mas podem enviar mensagens por correio eletrônico e divulgar mensagens em seussites.

Facebook

O Facebook abriu processo de cadastramento para veicular publicidade eleitoral paga. A inscrição pode ser feita por meio de um formulário específico disponibilizado nositeda rede social. Esses anúncios serão identificados nas linhas do tempo dos usuários da plataforma como “propaganda eleitoral”. Aqueles publicados por candidatos vão mostrar o CPF dele, bem como a legenda à qual é filiado. Já os anúncios de partidos vão conter o CNPJ da legenda.

Consultado pela reportagem,o Facebook não informou quantos candidatos e legendas já se cadastraram até o presente momento. Na plataforma, além da fiscalização da Justiça Eleitoral, os candidatos também ficam sujeitos às regras internas, denominadas “Padrões da Comunidade” (Community Standards). Esses princípios definem os limites do que pode ser publicado, proibindo, por exemplo, mensagens com discurso de ódio e conteúdos não autênticos. A empresa já afirmou em diversas ocasiões que não fiscalizará as chamadas “notícias falsas”.

O eleitor que receber uma mensagem desta poderá verificar o motivo em uma ferramenta, denominada “Por que estou vendo este anúncio”. A plataforma vai disponibilizar também um recurso chamado de “biblioteca de anúncios”. Nela, os usuários poderão ver posts pagos relacionados a política, incluindo propaganda eleitoral. Este repositório vai reunir tanto as publicações impulsionadas ativas quanto as que já foram divulgadas, permitindo que o eleitor possa verificar quais são as mensagens difundidas por seu candidato ou por concorrentes.

Este mecanismo tem por objetivo dialogar com preocupações manifestadas por diversos agentes da sociedade civil em eventos sobre internet e eleições acerca dos riscos da publicidade paga no Facebook, o que permitiria segmentar, ou quase personalizar, mensagens dos candidatos. Assim, abriria espaço para que um político falasse algo específico para um determinado público e, para outro grupo segmentado, um conteúdo diferente, ou até mesmo contraditório.

Google

O Google informou que vai disponibilizar as plataformas de publicidade a candidatos e partidos “de acordo com as regras previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral”. Os conteúdos impulsionados voltados à campanha deverão ser identificados como “anúncio eleitoral” pelos responsáveis e conter CPF ou CNPJ, a depender se o patrocinador for um candidato ou partido.

Ainda de acordo com a assessoria, as plataformas identificam qualquer forma de anúncio, diferenciando o resultado de busca pago dos resultados “orgânicos”. A exemplo do Facebook, caso um usuário queira saber por que está visualizando aquela publicação paga, pode clicar em um ícone “I” e, em seguida, na opção “Por que esse anúncio”. O usuário pode também bloquear os anúncios daquela fonte se não quiser mais receber propaganda eleitoral daquele candidato.

Outra opção ao usuário é a denúncia de uma propaganda deste tipo. Basta clicar no ícone “x” e depois na opção “Denunciar este anúncio”. Na ferramenta, a pessoa pode justificar porque está questionando aquela mensagem. Segundo a assessoria da empresa, a legislação eleitoral não prevê fiscalização prévia dos assuntos, mas os candidatos e legendas estão sujeitos às políticas internas e podem ser alvo de punições como bloqueio da propaganda ou da conta.

Outras plataformas

O Twitter anunciou que não veicularia anúncios por não ter como se adequar às exigências do TSE.

Assuntos: eleitoralinternetpropagandaTSE
CompartilharTweetEnviar

VejaNotícias

Sandro Breval explica a Indústria 4.0 (Foto: Divulgação)
Sando Breval

O filho do digital

26 de novembro de 2019
É falsa a informação de que ele teria morrido, diz assessoria de Gugu Liberato
Variedades.

É falsa a informação de que ele teria morrido, diz assessoria de Gugu Liberato

21 de novembro de 2019
Esquerda e direita divergem sobre investigação de fake news e CPI sofre obstrução
Política

TSE quer responsabilizar candidato por espalhar fake news na campanha

18 de novembro de 2019
TSE identificou irregularidades em contas do PT (Foto: José Cruz/ABr)
Política

Plano de criar Aliança pelo Brasil com assinatura digital esbarra em exigências do TSE

13 de novembro de 2019
Curso de pedagogia usa floresta para aproveitar realidade amazônica
Dia a Dia

Com Educação Conectada, MEC quer 24,5 mil escolas públicas com internet

4 de novembro de 2019
Internet no Brasil
Dia a Dia

Aos 50 anos, internet ainda precisa ser levada a 30% brasileiros, diz pesquisa

3 de novembro de 2019
TSE identificou irregularidades em contas do PT (Foto: José Cruz/ABr)
Política

Unidade Popular tem dois votos favoráveis no TSE para ser legalizado como novo partido

27 de outubro de 2019
Whatsapp e Facebook
Política

TSE quer números de linhas de celular usadas para disparos em massa pelo WhatsApp

11 de outubro de 2019
Exibir mais notícias
Próxima notícia
BNDES

BNDES pretende leiloar três distribuidoras Eletrobras no dia 30 de agosto

'Esse papo de ‘não precisa vacinar não é mentira. Tem de vacinar, sim', diz Xuxa no vídeo (Foto: Instagram/Reprodução)

Na Record TV, Xuxa elogia Globo no Instagram: 'Gratidão eterna'

Vanessa Grazziotin tem o apoio de Gleisi Hoffman, presidente nacional do PT, na disputa à reeleição ao Senado no Amazonas (Foto: Agência Senado)

‘Atropelado’ por Gleisi Hoffmann, PT no Amazonas terá palanque decidido pela Justiça

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Últimas notícias

Carne Bovina

Preço da carne recua 9% na primeira semana de dezembro, diz Agricultura

6 de dezembro de 2019
Resultado do Encceja 2019 é divulgado pelo Inep nesta sexta

Resultado do Encceja 2019 é divulgado pelo Inep nesta sexta

6 de dezembro de 2019
Prefeitura arrecadou quase metade do total de imposto previsto para este ano (Foto: Márcio James/Semcom)

ITBI de Manaus vira alvo de três ADIs na Justiça do Amazonas

6 de dezembro de 2019
Prefeito Raylan Barroso de Alencar

Prefeito investigado diz que acusações ao Ministério Público são levianas

6 de dezembro de 2019
Exibir mais notícias

Newsletter

Assine nossa newsletter

Pesquisar

Sem resultados
Visualizar todos os resultados

Sobre o Amazonas Atual

Sem resultados
Visualizar todos os resultados
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Expressão
  • TV Atual
  • Destaques
    • Dia a Dia.
    • Economia.
    • Eleições 2018
    • Esporte.
    • Política.
    • Variedades
  • Colunistas
    • Alfredo Lopes
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Gina Moraes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Nelson Azevedo
    • Paulo Haddad
    • Pontes Filho
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sando Breval
    • Sérgio Augusto Costa
    • Valmir Lima
  • Quem somos

© 2019 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Open chat
1
Quer receber as principais notícias do ATUAL todos os dias na palma da mão?
Envie uma solicitação. É muito simples!
Powered by