
Da Redação
MANAUS – O projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’, idealizado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), pretende reunir engenheiros, agentes públicos, estudantes, universitários e representantes de associações de classe para debater o fomento à cultura e inovação, promoção da segurança nos espaços públicos, planejamento em infraestrutura urbana, melhorias no trânsito e aumento da transparência na gestão dos recursos públicos.
Em Manaus, o debate será na sexta-feira, 15, no auditória da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) com a participação dos consultores Silvio Barros e Marcia Santin. O projeto pretende recolher propostas para planejar a capital para os próximos 20 ano.
Conforme Marcia Santin, o workshop irá expor os planos para o projeto. “Vamos apresentar a metodologia a ser usada para que os presentes possam entender seu papel perante a entidade que representam e perante a cidade nesse processo de formação dessa governança. Também será feito um levantamento das potencialidades, problemas, obstáculos e projetos futuros que prioritariamente, hoje, despontam na cidade de Manaus”, disse.
Frank Souza, presidente do Sinduscon-AM (Sindicato da Indústria da Construção do Amazonas), disse que a participação da sociedade é fundamental. “O Futuro da Minha Cidade é um projeto ímpar por reunir a maioria das entidades de classe da sociedade civil, poder público e empresas privadas”.
Para o empresário Romero Reis, presidente da Ademi-AM (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas), o projeto é uma ferramenta segura para o desenvolvimento urbano local, sem que haja o perigo de que as ações de melhoria sejam canceladas quando houver a mudança da gestão municipal. “As cidades que usaram esse projeto tiveram um crescimento significativo ao longo dos anos. Queremos dar à gestão municipal opções de desenvolvimentos reais e consistentes, que não serão esquecidos ou deixados de lado com a mudança de governo”, disse.
O workshop, que terá entrada gratuita e ocorrerá das 8h às 12h.